Muitas vezes, a falta de espaço limita a nossa criatividade na hora de criar novas decorações para a nossa casa. No entanto, quando planejamos tudo com muito cuidado e ficamos atentos às novidades do mercado, não é necessário fazer grandes reformas para dar uma nova cara para nossa residência.

Uma prova disso é o aquário. Hoje, ele é cada vez mais usado como item de decoração nas casas, pois traz encanto e calmaria para quem investe nessa nova tendência.

No entanto, não basta apenas comprar o aquário e escolher a espécie do peixe. É importante pensar em outros detalhes para que tudo saia como você sempre sonhou. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura e mergulhe nessa nova ideia!

Dica: 17 filmes para inspirar a decoração da casa

Por que decorar a casa com aquário? 

Não é só a beleza e a elegância que explicam por que o aquário está se tornando uma nova tendência na decoração da casa. Ele é responsável também por trazer tranquilidade para o ambiente, reduzindo o estresse causado pela correria do dia a dia. 

Outro fator que explica o sucesso do aquário é a facilidade na hora de cuidar de um peixe, afinal, não é necessário que haja tanta dedicação quanto nos cuidados, por exemplo, com um cãozinho ou  com um gatinho.  

Além disso, o aquário possibilita ainda seguir algumas tendências de decoração, trazendo para casa um espaço ainda mais arrojado. 

Clique no banner abaixo e saiba por onde começar um planejamento de decoração para a sua casa!

Quais são os modelos de aquário? 

Em um passado não muito distante, o aquário era um item muito ignorado nas casas. Porém, os tempos mudaram. Eles evoluíram e hoje temos várias opções disponíveis no mercado. Apresentamos os principais modelos a seguir. Confira quais são eles!

Aquários embutidos 

Esse tipo de aquário é conhecido pela sua versatilidade, pois podemos aproveitá-lo de diversas formas: nos móveis, nos painéis e até nas paredes. Antes de comprá-lo, entretanto, contrate um serviço de marcenaria para que eles possam preparar o espaço da sua casa onde o material será instalado. 

Aquários dividindo ambientes 

Você pode utilizar os aquários também para dividir os ambientes. Essa opção não prejudicará a organização e o conforto da sua residência, uma vez que é possível solicitar um aquário sob medida. Aqui, é possível dividir a sala de estar e a sala de jantar, por exemplo. 

Aquários como mesinhas de centro e de canto

Que tal deixar o ambiente da sua casa mais bonito? Se você gostou da ideia, invista em um aquário como mesinha de centro ou de canto. Eles também são feitos sob medida para que não atrapalhem a circulação de pessoas em sua residência

Quer ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil? Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

Aquários de parede 

Já mostramos aqui no blog que é possível decorar uma casa pequena com muito bom gosto! E os aquários também se adaptam a essa realidade. Existem opção que são semelhantes a TVs de tela plana, e não ocupam muito espaço, pois são embutidos. Além disso, você poderá encontrá-los em vários tamanhos. 

Porém, antes de optar por esse estilo de decoração, vale um alerta: mesmo que seja tranquilo cuidar de peixinhos, eles merecem atenção. Lembre-se sempre de dar comida a eles e de limpar o aquário. Caso contrário, além de ver o seu animal de estimação morrer, o local se tornará um habitat perfeito para a proliferação do mosquito da dengue. 

Como decorar a casa com esse item? 

Após entender os benefícios de ter um aquário em casa e quais são os principais modelos do mercado, é fundamental que você aprenda como colocar esse item de decoração em sua casa. Veja as nossas dicas!

Dica: Guia completo sobre 10 estilos de decoração

Escolha o tamanho do aquário 

Acreditamos que você já está bastante ansioso para colocar um aquário em sua casa. Porém, antes de sair comprando um modelo enorme, recomendamos que você comece com um tamanho pequeno, pois ele é mais fácil de limpar e de cuidar. 

Invista em um aquário de aproximadamente 40 litros. Nele, é possível criar entre três a quatro peixes de pequeno porte. É uma boa maneira de começar, especialmente para quem não tem experiência no assunto. 

Acerte no cômodo 

Posicione o aquário em um ambiente com pouca iluminação e onde não haja incidência direta do sol. Isso é muito importante! Quando ele fica em exposição intensa aos raios solares, seus vidros ficarão esverdeados e você terá que fazer manutenções constantes. 

Use a criatividade 

A grande vantagem do aquário é que ele é adaptável a vários ambientes. Dependendo do seu tamanho, pode ser colocado no chão, na mesa, na varanda e até na cozinha da casa

Clique no banner abaixo e saiba tudo o que você precisa saber para decorar e reformar sua cozinha!

A única preocupação que você precisa ter é em relação à circulação de pessoas no local, pois possíveis esbarrões podem danificar o aquário e estressar seus peixinhos. 

Que tal colocá-lo em seu quarto? Você com certeza perceberá a paz que ele trará para as suas próximas noites de sono.   

Abuse das cores dos peixes 

Se você quiser deixar o ambiente mais alegre e divertido, aposte em peixes coloridos na decoração. Plantas aquáticas e pedras também são ótimas opções para personalizar o seu aquário

No entanto, ao comprar um peixe, tenha cuidado para não misturar as espécies. Como sabemos, no mundo animal, há grupos que não convivem em harmonia e, no caso dos peixes, a situação também não é diferente. 

As espécies mais indicadas para os aquaristas de primeira viagem são espadinha e paulistinha. Além de serem bastante coloridas, são resistente e dóceis. 

Decore com elegância 

Se a sua residência tem uma decoração que segue um estilo clássico e conservador, escolha aquários redondos ou em formato de caixa. No entanto, se o estilo for mais moderno, os aquários suspensos são as melhores opções. 

Clique no banner abaixo e saiba por onde começar um planejamento de decoração para a sua casa!

Quer deixar a sua casa com um ar mais sofisticado? Não tem problemas! Opte por aquários planejados que podem ser utilizados como divisórias de ambientes. Mas, para se assegurar de que o visual seja harmônico, mantenha a decoração de acordo com os outros cômodos da casa!

Com todas essas dicas, ficou mais fácil pensar na decoração com aquário! Se você pretende deixar a sua casa ainda mais bonita, curta a nossa página no Facebook e descubra outras tendências incríveis como essa!

Share: