De fato, a sala é um dos ambientes mais aconchegantes de uma casa. É lá que toda a família pode se reunir para assistir a um filme, relaxar no sofá ou receber pessoas queridas em momentos especiais. E o que poderia ser melhor para trazer vida e personalidade a um cômodo senão as cores?

Pensando nisso, hoje selecionamos 5 dicas para deixar a sua sala colorida e com uma identidade visual incrível. Confira!

1. Entenda o significado das cores

Antes de mais nada, conhecer um pouco melhor a respeito dos significados atribuídos às cores pode ser de grande ajuda na hora de colorir a sua sala de forma que tenha tudo a ver com seu estilo.

Afinal, algumas tonalidades e combinações de cores podem causar um efeito estético “pesado”, enjoativo ou até mesmo cafona. Portanto, para que isso não aconteça na sua sala, entenda melhor o significado de algumas cores a seguir.

Vermelho 

A cor que corre em nossas veias, e nos remete à vida e à paixão. É verdade que o vermelho pode ser utilizado para trazer vida, energia e emoção à sua sala. Mas, cuidado! Em excesso, essa cor pode chamar muita atenção na decoração, e até criar um efeito claustrofóbico, contrário às suas intenções estéticas. Por isso, use com parcimônia.

Laranja 

Alegre e otimista, o laranja é também uma cor bastante viva, associada ao dinamismo, vitalidade e determinação presentes nas atitudes humanas. Assim, combina muito bem com alguns tons de verde e roxo e, na medida certa, certamente deixará sua sala com um toque muito mais descontraído e agradável.

Amarelo 

Essa cor está no Sol e em nossas riquezas, representadas no amarelo da bandeira nacional. Sinônimo de calor, prosperidade e fortuna, o amarelo — quando não há exageros — é ideal para levantar o moral do ambiente e projetar nas pessoas a sensação de sucesso, abundância e progresso.

Verde 

Trata-se do meio termo entre as cores claras e escuras, frias e quentes. Como referência de equilíbrio, o verde pode trazer harmonia e proporção a sua sala, deixando-a ainda mais sofisticada e aconchegante.

Azul 

O Azul já se encontra na categoria das cores frias, podendo ser explorado para levar serenidade e tranquilidade a sua sala. 

2. Utilize tapetes com texturas diferentes e cores vivas

Quem disse que o tapete da sua sala precisa ser quadrado e sem graça? Na verdade, pode ser bem colorido, e ainda manter a harmonia com o restante da decoração, como com as cortinas e sofá. Veja agora alguns exemplos!

Listrados

Esses tapetes são ideais para deixar o ambiente mais descontraído, e as cores das listras podem variar bastante de acordo com o seu gosto de estilo, variando das tonalidades mais vivas — como amarelo, rosa, vermelho e laranja — para uma combinação um pouco mais discreta, como o lilás e o verde em tons pastéis.

Cortes irregulares

Tapetes coloridos em cortes irregulares, formando desenhos e efeitos despojados e personalizados, por exemplo, podem ser um bom caminho para transformar a decoração da sua sala em algo mais dinâmico e despojado.

Textura

Os tapetes felpudos, de textura mais alta e macia, são capazes de transmitir uma sensação de conforto e bem-estar — e, aliados a uma cor convidativa, como o laranja ou verde, certamente deixarão a sua sala a um passo de se tornar o local mais aconchegante do mundo!

3. Aposte na iluminação do ambiente

Voltada às cores, a iluminação pode também contribuir na decoração da sua sala. Trabalhando com técnicas simples de iluminação você pode criar efeitos estéticos incríveis em um ambiente, como transmitir a impressão de amplitude ou valorizar pequenos espaços e itens que normalmente passariam desapercebidos.

E já que estamos falando de um cômodo multiuso, além de bonito, ele precisa também ser funcional e atender bem às demandas e necessidades da sua família. Então, veja a seguir como explorar a iluminação em sua sala!

Objetos luminosos

Os mais comuns e ainda bastante procurados são os abajures, que podem contar com cúpulas coloridas, desenhadas ou em modelos exóticos. Geralmente posicionados em pontos estratégicos, como em aparadores ou ao lado dos sofás, certamente deixarão a sua sala muito mais aconchegante, seja para aqueles momentos de leitura ou de romance.

Bastante sofisticada, a luminária de chão é uma outra opção de iluminação para a sua sala, podendo ser acomodada nos cantos do ambiente ou na parte de trás de algum móvel. Em ambas as opções, as cores podem estar presentes tanto no corpo dos objetos quanto em suas lâmpadas.

Luzes no ambiente

A moda do neon, que já fez bastante sucesso nos anos 80, está de volta e pode ser explorada em diversos pontos da sua sala, como por meio de letras e desenhos, ou até mesmo em objetos de decoração, como aquários, que darão um ar mais despojado à sua sala.

E para quem deseja algo mais sofisticado, que tal instalar luzes na parte posterior dos nichos ou prateleiras da sala? Do tradicional e conservador âmbar até as cores mais ousadas, como amarelo e verde, você poderá deixar o ambiente com a sua cara!

4. Invista em móveis coloridos

Quando falam em móveis coloridos, é possível encontrar uma variedade surpreendente de opções para deixar a sua sala mais viva e ainda aliar estilo às necessidades do local. Nesse sentido, antes de mais nada, lembre-se sempre de investir em móveis que valorizarão a sua casa.

Prefira, portanto, aqueles com design exclusivo e qualidade, pois certamente darão maior personalidade e estilo. Bons exemplos são sofás, poltronas e puffs em cores fortes, como o vermelho, amarelo e laranja; ou, então, mesas de centro com tampo em mosaico ou estrutura colorida.

Além dos móveis, outros objetos como cortinas e almofadas também podem entrar em cena para que as combinações de cores sejam ainda mais ricas e criativas.

5. Contemple as paredes para uma sala colorida

Com tudo isso, para que toda a sua sala não se torne um ambiente carregado, que tal colorir apenas uma das paredes, deixando as demais superfícies em um tom mais suave, como o branco? Você pode escolher a cor que desejar — mas, antes, lembre-se de voltar à nossa dica número um e refletir acerca do significado das cores e o tipo de atmosfera que você deseja criar em sua sala.

Ainda outra ideia sensacional é apostar em papéis de parede. Eles são práticos e podem ser encontrados em diversos modelos, com desenhos e formas que poderão deixar a sua sala muito mais viva e interessante!

E então, gostou das nossas dicas e já sabe por onde começar para deixar a sua sala colorida e muito mais aconchegante? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e continue acompanhando os nossos conteúdos!

Share: