Nos últimos anos, as cozinhas passaram de simples cômodos das casas a grandes ambientes de destaque. Isso se deu devido aos ótimos materiais agregados na construção de móveis, assim como designs inovadores e a integração do local com a sala, por exemplo.

Atualmente, os móveis planejados coloridos têm gerado excelentes resultados, atribuindo muito mais charme, sofisticação e alegria às cozinhas. E o melhor é que esses itens trouxeram aos adeptos mais autonomia, expandindo seu uso para todos os cômodos da casa.

Clique no banner abaixo e receba nosso guia completo para decorar e reformar sua cozinha!

Quer saber mais sobre essa tendência? Então, acompanhe agora o nosso post!

Entenda essa tendência

Embora os móveis planejados coloridos sejam uma tendência na decoração, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a melhor forma usá-los e, principalmente, sobre as combinações possíveis para manter os ambientes harmônicos.

Portanto, apesar de ser uma febre entre os amantes da decoração, ainda é necessário saber adequar as peças em cada cômodo. O mais indicado é que as cores reflitam a sua personalidade. Por isso, misture as cores e texturas, formando um conjunto adequado.

Se você busca tornar seu ambiente mais alegre, mas, ao mesmo tempo, não abre mão de peças com um tom mais clássico, procure não exagerar nas cores.

As cores em alta atualmente são o amarelo, o vermelho, o azul esverdeado e o verde azulado. Mas você pode aplicar as tonalidades que mais gosta e as que tiverem melhor relação com a paleta de cores do ambiente.

Dica: Como decorar usando cores contrastantes?

Vale lembrar que tons discretos são mais fáceis de combinar e harmonizar com qualquer decoração.

Não sobrecarregue demais o local

É importante ter sempre em mente que os móveis planejados coloridos são bastante chamativos e, assim, podem acabar deixando o ambiente mais pesado, caso não sejam bem equilibrados.

Evite usar esses móveis com muita carga de cor ou cobrindo um espaço muito grande do cômodo. Opte por peças bem distribuídas, mesclando com algumas em branco, especialmente em locais pequenos.

Lembre-se de que essa peça será o foco da atenção em seu espaço, então faça com que ela seja um destaque atrativo.

Caso você tenha optado pela porta do paneleiro da cozinha colorida, por exemplo, deixe as portas dos móveis ao lado em branco. Ou, então, prefira gavetas coloridas e portas brancas.

Saiba como decorar a sua cozinha! Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso guia completo!

Pense também nas paredes

Trabalhar com a cor das paredes é muito importante para equilibrar o local, não o deixando muito carregado ou desconfortável. Portanto, se você optou por uma parede colorida no cômodo onde serão instalados os armários, evite colocar móveis planejados coloridos, pois o espaço pode ficar com excesso de informações.

Assim, para conseguir um ambiente adequadamente decorado, escolha paredes lisas e claras antes de receber esses móveis de destaque. Para que seu ambiente fique mais alegre, invista em cortinas, quadros com molduras mais chamativas ou papel de parede com um tom neutro.

Outra dica para uma melhor combinação entre as cores da parede e as dos móveis é investir em contrastes para trazer modernidade ao seu ambiente.

Decore sua casa de maneira simples e profissional com o nosso guia completo. Clique no banner abaixo e receba gratuitamente!

Ilumine bem os ambientes pequenos

Se você quer ter móveis planejados coloridos, mas a sua casa é pequena, preste bastante atenção! Muitas pessoas cometem o erro de deixar o ambiente com aspecto ainda menor.

Para esse tipo de local, o ideal é sempre investir na iluminação, principalmente a natural. Aqui, a regra de não sobrecarregar deve ser seguida à risca. Caso contrário, seu cômodo pode parecer menor devido ao excesso de informações.

Não se esqueça também de aplicar aquele velho truque para aumentar o pé direito, aplicando uma cor mais clara no teto. Isso ajuda bastante a criar uma sensação de ampliação para seu espaço, além de fazer um balanço com o colorido do ambiente.

Dica: Iluminação de ambientes: 10 dicas para cada ambiente da casa

Combine os móveis com alguns acessórios

Embora os móveis planejados coloridos já sejam bastante chamativos, é sempre possível compor melhor seu ambiente com o uso de alguns itens de decoração a mais.

Vale lembrar que, aqui, a ideia é tornar o espaço um pouco mais despojado, então procure investir em peças coloridas e divertidas, como vasos de flores artificiais ou peças de vidro decorado, entre outras.

Também é permitido mesclar os móveis planejados coloridos com algumas peças antigas, como espelhos, porcelanas e tapeçarias. Isso ajuda a criar um ambiente com mais glamour.

Saiba combinar as cores sem errar

Partindo para a situação oposta: caso você tenha um ambiente mais amplo, pode combinar diversos móveis planejados coloridos. Ainda assim, é preciso muito cuidado, pois cores vibrantes que não conversam entre si podem deixar o local pesado e cansativo, como já falado anteriormente.

Para tanto, o melhor é buscar sempre combinar cores de uma mesma paleta, aplicando tom sobre tom. Aqui, podemos recorrer às atuais tendências de cores, que podem ser muito úteis para a decoração de seu espaço.

Quer ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil? Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

Não se esqueça de algumas dicas importantes

Para fechar, trouxemos outras dicas importantes que você deve levar em conta na hora de decorar qualquer cômodo com móveis planejados coloridos:

  • Caso você não goste muito do estilo mais chamativo dos móveis planejados coloridos, mas ainda assim queira participar dessa tendência, pode optar por alguns tons pastéis, seguindo a mesma linha (mais suave) de decoração. Isso tornará seu ambiente muito mais suave e tranquilo — o que é ideal para quartos, por exemplo.
  • Para homens que preferem cores mais neutras ou menos chamativas e querem compor o ambiente com móveis planejados coloridos, a dica é usar peças com tons mais fechados e buscar a combinação com outras mais sóbrias, que tenham cores menos agressivas.
  • Até mesmo quartos para crianças e bebês podem ser decorados com móveis planejados coloridos. Nesses casos, para que o ambiente não fique sobrecarregado, nossa dica é investir em tons pastéis, deixando-o bem suave.
  • Os locais de maior circulação da casa são sempre os melhores e mais propícios para a aplicação dos móveis planejados coloridos. Ou seja: deixe as cores mais chamativas para a cozinha e a sala.

Após essas dicas, temos certeza de que a sua casa vai ficar muito bem decorada com os móveis planejados coloridos. Os ambientes se tornarão harmoniosos, alegres e chamativos na medida certa.

Gostou desse conteúdo? Quer saber ainda mais sobre o tema? Então, veja 9 dicas para fazer uma decoração de casa moderna!

Share: