A nossa casa é o lugar mais importante e que mais interfere em nosso bem-estar. É por isso que os ambientes e a sua energia deve ser os mais positivos e harmoniosos possíveis. E, nesse sentido, o poder que as cores exercem precisa ser utilizado a nosso favor, principalmente com relação à pintura da casa

Pode parecer somente conversa, mas a influência das cores em cada ambiente é nítida! A técnica chinesa do Feng Shui está aí e não nos deixa mentir. Cada cômodo — e sua função — pede um tom diferente, combinado com a intenção de trazer boas energias ao nosso lar.

É claro que a personalidade dos moradores conta muito na hora da escolha da cor, mas é possível, com algumas orientações, otimizar o uso cromático para trazer mais positividade, harmonia e beleza para os ambientes da casa.

Quer saber como fazer isso? É muito simples! Siga nossas dicas de pintura em sua casa e escolha a cor ideal para cada ambiente!

Hall de entrada: tons pastéis

O hall de entrada de uma casa é simplesmente o cartão de visita da residência. Por isso, você deve investir na sua decoração com muito zelo! Para não errar, muita gente aposta no branco ou gelo para esse ambiente, mas esses tons extremamente claros eventualmente passam uma impressão muito fria e impessoal.

Na verdade, a intenção aqui deve ser o contrário: você precisa transmitir, no hall de entrada, elegância e uma atmosfera receptiva e agradável. Envolva, nessa escolha, também cores alegres, mas que não sejam gritantes. Opte pelo pêssego, amarelo e verde limão, ou até mesmo tonalidades puxadas para a terracota, mas todas em tons pastéis!

Banheiro: cores claras e que transmitam limpeza

O banheiro é um ambiente que requer atenção redobrada, afinal, não é só a beleza e a decoração que contam. Você também deve levar em consideração a higiene do local. Para enfatizar a limpeza, evite tons escuros, como o preto, o grafite e os azuis escuros.

O ideal para os banheiros é utilizar cores claras nas paredes. Mas nada impede que você faça um jogo interessante de tonalidades coloridas nos outros objetos da decoração. As melhores opções para as paredes são os verdes claros, o branco e os tons de creme e areia. Já os lavabos podem ousar um pouco mais, com o verde forte, o ocre ou o laranja.

Escritório: amarelo

Esse ambiente da casa merece uma atenção especial com relação à cor da decoração como um todo. Acontece que o local que você usa para trabalhar e estudar merece uma disposição melhor dos objetos, com iluminação adequada e cores favoráveis para a utilidade do local.

Você não deve, de maneira alguma, usar cores escuras, berrantes demais ou que causam sono, como o azul, por exemplo. O escritório e o home office devem trazer tonalidades que estimulem a criatividade e a concentração, como tons de amarelo: vanilla, camomila e areia são alguns exemplos. Também não é aconselhável que você combine essas cores nos móveis e deixe as paredes em tons neutros.

Sala de jantar: variações de laranja

O seu gosto é que deve falar mais alto, mas se você quer ampliar a funcionalidade da sua sala de jantar, invista no laranja e suas variações. Quer saber o motivo? Essas cores estimulam o apetite!

Se você achar que essas tonalidades são muito fortes para a sua parede, opte por utilizá-las nos móveis e na decoração. Deixe a pintura da casa mais neutra e aposte nos objetos coloridos e na harmonia entre eles.

Sala de estar: cores vibrantes e alegres

Para a sala de estar, aposte em cores mais vibrantes e alegres, para que a recepção e a convivência na sua casa sejam sempre positivas. Além do amarelo, há a opção de usar outros tons, como champanhe, areia, verde e até mesmo um azul royal ou um verde-bandeira, por exemplo.

Lembre-se apenas de escolher uma cor para as paredes que dialogue bem com os sofás, os tapetes e o restante da decoração. Se você optar por paredes escuras, use móveis claros, e vice-versa. Essa contraposição de cores fortes e claras dá um toque muito sofisticado ao ambiente!

Clique no banner abaixo e receba gratuitamente nosso manual prático para decorar sua sala de estar!

Sala de TV: cores aconchegantes e intimistas

Para quem possui uma sala de TV em casa, vale a pena investir em cores claras, que remetam à tranquilidade e aconchego. São exemplos a camomila, o marfim ou o creme. Mas se você utilizar a sala de TV mais como um cinema em casa, o ideal é ir para o outro extremo: paredes escuras.

Entretanto, o ambiente escuro não significa apenas preto, certo? Abra suas possibilidades! É possível deixar sua sala de TV ao mesmo tempo intimista e personalizada, com cores como:

  • Azul-petróleo;

  • Café;

  • Roxo-berinjela;

  • Vermelho, em tons mais fechados.

Quarto de casal: azul e outros tons calmos

Muita gente gosta de tonalidades mais fortes que remetem ao aconchego, mas também à paixão, como vermelhos terrosos. Mas uma boa opção para quartos de casal é utilizar cores mais neutras e relaxantes, como o azul, o salmão, tons de oliva e até mesmo o lilás.

Essas cores ativam não só o romantismo como também a espiritualidade, como no caso do lilás e do salmão. Mas o verde-oliva e os azuis — tantos claros como pastéis ou escuros — são ótimos para o relaxamento e a tranquilidade: tudo o que um quarto precisa! Se preferir, opte por combinações entre essas cores na decoração.

Quarto infantil ou de adolescentes: amarelo e azul

Já foi o tempo em que a decoração dos meninos era azul e a das meninas era rosa. Essa é uma regra ultrapassada de decoração! Hoje, os quartos infantis estão mais ligados ao estimulo da criatividade e do relaxamento da criança e não mais à questão de gênero.

Por isso, a dualidade entre o azul e o amarelo é perfeita para esses ambientes. O amarelo, como já vimos, estimula muito a criatividade, enquanto o azul ajuda no descanso e no relaxamento. Essa combinação dialoga com tons claros, como o marfim e o areia, e até com tons perolados e de lilás, se os quartos de meninas pedirem um toque mais feminino.

Cozinha: branco com cores nos detalhes

Assim como no caso do banheiro, a cozinha é outro ambiente que exige preocupações com limpeza e higienização. Então, nada melhor que o branco, certo? Ele deixa também o local mais claro, iluminado e de fácil utilização diária.

Mas como as pessoas gostam de dar um toque a mais de estilo nos ambientes, opte por mesclar tons claros com alguma cor do seu agrado, como o laranja — que estimula o apetite, como também já vimos — ou o vermelho. Esse é um espaço que requer energia e cores vibrantes nos detalhes. E o mesmo vale para áreas gourmet externas.

Na hora de investir na pintura da casa, é sempre bom levar em consideração essas dicas! Foque sempre na funcionalidade do ambiente e no diálogo entre as cores das paredes e da decoração.

Para deixar a sua casa ainda mais aconchegante, curta a nossa página no Facebook e continue seguindo nossas dicas!

Share: