O universo do design de interiores é dinâmico e criativo, afinal, todos os dias surgem inúmeras novidades para deixar a decoração da casa ainda mais bonita, especial e cheia de vida. É basicamente como ocorre no mundo da moda, já que a cada temporada, novas tendências de decoração se destacam na hora de “vestir” a residência com estilo e personalidade.

Muitas vezes, as tendências de decoração são completamente inovadoras, inusitadas e surpreendentes. Outras tantas, elas são repaginações de propostas e conceitos que fizeram sucesso no passado. Sim: algo que fez muito sucesso décadas atrás pode voltar com tudo quando se trata de design de interiores.

Quer saber quais são as principais tendências de decoração em 2016? Então, confira quais são os estilos, os objetos, as combinações, as cores, as texturas e os detalhes que estão em alta neste ano. Vem com a gente!

Quer ambientes estilosos e modernos com uma decoração atual, funcional e versátil? Clique no banner abaixo e receba nosso guia gratuitamente!

Estampas maxi florais

As estampas discretas perderam espaço para as estampas com padronagem maxi floral. As flores grandes e coloridas estão trazendo muita alegria e irreverência para as decorações de 2016.

Elas trazem vida e energia não só para os cômodos da casa, mas também para o dia a dia de cada morador. Vale ressaltar que as estampas podem aparecer nas capas de almofadas, tapetes, cortinas, roupas de cama, guardanapos etc.

Estilo marroquino

O estilo marroquino vem forte em 2016. Não dá para negar que as decorações étnicas são perfeitas para quem deseja trazer um pedaço do mundo para sua residência. Nos últimos anos, as influências africanas, peruanas, mexicanas e orientais fizeram sucesso, mas, agora, chegou a vez do Marrocos.

Pautada na excentricidade e na suntuosidade, essa proposta é exuberante e mescla diversas referências culturais. Se quiser aderir a esse estilo decorativo, use peças de cobre, tons de vermelho queimado, além de iluminação amarelada para criar um efeito misterioso e, ao mesmo tempo, acolhedor.

Proposta retrô

Design antiguinho, cores chamativas, peças com um ar vintage, cantos arredondados — tudo isso está de volta nas decorações residenciais! Sabe aqueles eletrodomésticos em tom cereja, amarelo ou azul? Pois bem! Eles podem ser usados tranquilamente nas decorações atuais.

As colchas de crochê, o relógio de família e as louças da vovó também podem ser tiradas do baú. Fica um charme!

Peças de couro

O couro é uma das grandes apostas dentre os materiais decorativos em 2016. Tanto as versões naturais quanto as versões sintéticas têm o lugar garantido na decoração este ano.

Bonito, elegante e confortável, o couro está fazendo sucesso em poltronas, pufes, sofás, cabeceiras, cadeiras, painéis etc. O mais bacana do material é que ele pode ser usado em diferentes estilos, do mais rústico, moderno ou informal ao mais clássico e sofisticado.

Detalhes dourados

Esqueça aquela história de que o dourado é exagerado. O resultado visual só ficar over, se essa tonalidade metalizada for utilizada em excesso. Os detalhes dourados são luxuosos, elegantes, marcantes e imponentes.

Além disso, acrescentam um tom mais clássico às decorações. Não hesite em usar detalhes dourados na decoração, seja em molduras, móveis, vasos, louças ou pequenos objetos decorativos.

É uma forma de acrescentar glamour e beleza ao projeto, sem ter que recorrer a grandes intervenções.

Cores vibrantes

Se em 2015, as decorações residenciais foram marcadas por tonalidades sóbrias e neutras, como o chumbo, o gelo, o cáqui, o branco, o nude e o bege, por exemplo, em 2016, a história é outra.

As cores da vez são as mais vibrantes e chamativas. Cores alegres, como laranja, amarelo, turquesa e pink, darão o ar da graça, inclusive, em banheiros, cozinhas e escritórios.

Padronagens listradas

Quem pensa que as estampas florais reinarão absolutas em 2016 está muito enganado. Este ano, as listras também aparecerão na decoração, tanto em ambientes neutros e tradicionais quanto em espaços ultramodernos.

Nos papéis de parede, pinturas, almofadas e nos itens de enxoval, as padronagens listradas, na horizontal, diagonal, vertical ou chevron, são super bem-vindas.

Plantas naturais

As plantas naturais enchem os ambientes de vida, beleza, alegria e frescor. Elas integram a natureza à decoração, além de  tornar os espaços mais bonitos e agradáveis. Aposte em vasos com flores, jardins de inverno, jardins verticais e mini hortas.

Ao escolher as espécies, sempre considere a incidência de luz e o calor no ambiente e avalie se aquela planta é realmente adequada para o lugar.

Itens artesanais

Os elementos artesanais nunca foram tão valorizados na decoração quanto agora. Tudo que é feito pelas mãos humanas, seja um móvel ou objeto decorativo, tem ocupado destaque na atualidade.

Bordados, apliques, patchwork, crochê, tricô, tapeçaria, fuxico, arte em papel e pinturas manuais transmitem personalidade, acrescentam emoção à decoração e fazem do projeto decorativo algo único e exclusivo.

Cozinhas Escuras

Durante muito tempo, propagou-se a informação de que as cozinhas precisavam ser claras, pois esse tipo de espaço requer leveza e precisa transmitir a ideia de higiene. As cozinhas pretas chegaram para provar que mesmo as cozinhas escuras podem ser muito limpas.

Em 2016, cozinhas que utilizam o preto ou padrões escuros como o Malbec, Cacau ou Filadélfia integram as tendências em decoração. Modernas e elegantes, elas ficam lindíssimas quando os armários pretos são combinados com eletrodomésticos prateados.

Peças amadeiradas

A madeira é mais que uma tendência. Ela é uma matéria-prima atemporal, que jamais sai de moda na decoração. As peças amadeiradas são elegantes e rústicas na justa medida.

Como se não bastasse, promovem a sensação de aconchego, conforto e bem-estar. Vale a pena incluir pisos, móveis, revestimentos, divisórias e outros elementos amadeirados na decoração de casa. Você não vai se arrepender!

Mix de materiais

A decoração de residências está cada vez mais livre e democrática. A grande ideia é encontrar o próprio estilo e se sentir bem em casa. Uma maneira de fazer isso é misturar materiais e referências para quebrar a monotonia e a previsibilidade.

Dá para mesclar estampas diferentes, misturar peças modernas com antigas, combinar o rústico com o sofisticado e por aí vai. O estilo industrial de decoração é uma prova de que as misturas estão em alta.

Nessa proposta decorativa, cimento queimado, ferro, vigas e tijolos aparentes, concreto, vidro, madeira, couro e porcelana convivem em perfeita harmonia dentro do mesmo ambiente.

Luminárias grandes

Nas decorações de 2016, quanto maiores forem as luminárias, melhor! Independentemente do material, as luminárias, os lustres e os pendentes devem ser grandes para atuarem como o foco da decoração do ambiente.

Sobre bancadas, no centro de mesas ou na direção de móveis que merecem destaque, as luminárias podem dar um up em qualquer decor. Fica a dica!

Memórias afetivas

Nosso lar é o nosso canto no mundo. As pessoas estão cientes disso e, cada vez mais, estão buscando preservar e valorizar as memórias afetivas. Elas querem se conectar com a família, com os amigos e com a própria história.

Por essas e outras, uma grande tendência é incluir referências pessoais na decoração. Para tanto, basta colocar fotos de viagens, relíquias de família, objetos da infância, souvenires e lembranças de amigos no espaço. Assim, a identidade e a história dos moradores são reforçadas no espaço, deixando a casa mais acolhedora e afetiva na essência.

E aí, você gostou de conhecer as principais tendências decorativas de 2016? Qual delas mais te agrada? Compartilhe as suas opiniões nos comentários.

Share: