Boas soluções para cômodos vazios
Espaços dão asas à imaginação e permitem diversas possibilidades de decoração e usos
Um cômodo ou espaço vazio na casa pode ser comparado a uma tela em branco e permite ser explorado com criatividade tanto na sua utilidade como na decoração. Um espaço pode precisar ser remodelado por diversos motivos: a independência de um filho que sai de casa; um atelier que não abriga mais um antigo hobby; um escritório que perdeu sua utilidade ou espaços menores como uma sacada sem decoração ou o desejo de reformatar totalmente um espaço. Independente do motivo, remodelar um ambiente traz uma nova energia e atmosfera ao lar.
Para começar, vale uma avaliação do que é mais útil fazer. Se a dinâmica familiar e a rotina mudaram, quais as novas necessidades? Um espaço para relaxar depois de um longo dia de trabalho? Um novo escritório para home office? Uma academia para manter a saúde em dia ou uma sala de cinema para reunir a família e amigos?
Utilidade definida, é hora de escolher um estilho de decoração. Dá uma olhadinha neste post com dicas para saber qual o estilo que mais combina com você (link: https://www.todeschini.com.br/blog/arquitetura-decor/um-estilo-para-chamar-de-seu).
E segue a máxima: contratar um profissional que trabalhe com arquitetura ou design de interiores pode abrir um leque de novas possibilidades e ajudar muito no processo, afinal, reforma de espaços exige paciência porque costuma envolver tempo e profissionais em um entra e sai da casa. Para minimizar seus efeitos, um cronograma e bom planejamento são essenciais.
Com o escopo definido, é hora de mãos à obra, e aí vão algumas dicas para inspirar e não adiar mais a remodelação daquele espaço sem utilidade. O resultado, acredite, valerá a pena!
Espaços grandes
O espaço de um dormitório vago, por exemplo, pode assumir diversas funções. Talvez seja hora de investir em um escritório que favoreça a concentração ao mesmo tempo em que uma esticada no olhar mostre a paisagem através de uma janela que traga luz natural suficiente para o equilíbrio da iluminação.
Também pode ser compartilhado com o ambiente mais próximo para formar um closet maior ou aumentar o dormitório e integrar uma banheira. Quem sabe reformar o banheiro e colocar uma jacuzzi ou sauna? Só lembrando que, neste caso, o trabalho é maior porque envolve mudança nas instalações hidráulicas. Mesmo assim, não duvide de um resultado que surpreenda e faça esquecer rapidinho todo o trabalho despendido.
Outra opção é integrar a sala de estar com a de jantar e, até a cozinha, lembrando que, neste caso, nem todas as paredes podem ser derrubadas e é ainda mais necessária a orientação de um profissional para preservar a estrutura do imóvel.
Uma ideia interessante é adaptar o ambiente para receber um novo hobby. Um atelier de aquarela ou um canto agradável de leitura cercado daqueles livros que há tempos estão nos planos... Também pode ser a oportunidade para organizar aquela coleção de medalhas, moedas, discos, enfim, deixar essas paixões à mostra. Essas dicas também podem ser ajustadas quando o espaço é um sótão ou porão.
Espaços médios
Este pode ser o caso de uma varanda que não está sendo bem aproveitada e é intuitivo: pensamos em varanda e logo vem à mente os jardins verticais e flores. Mas aqui também é possível diversificar. Claro que o paisagismo traz um toque especial de natureza para dentro de casa, mas a varanda também pode abrigar aquela mesa com cadeiras ou um sofá confortável para curtir um pôr do sol ou ler um livro ou, ainda, bater um papo mais reservado.
Um espaço de tamanho mediano também pode se transformar em um cantinho relax com instalação de fonte, iluminação mais calma e uso de elementos naturais como madeira e pedras. Também é um ótimo local para abrigar um cantinho de leitura.
Mais uma dica? Que tal fazer deste espaço um miniparque de diversões para seus filhos, netos ou até seu pet? Coloque um baú com brinquedos, uma caminha confortável ou pufes, diversões variadas e passe um tempo de qualidade. Para as crianças, que tal brinquedos de tabuleiro em um charmoso cantinho com carinha vintage e que convida para a interação?
Espaços pequenos
Quem sabe seu imóvel tenha um cômodo vazio próximo à cozinha que não é mais utilizado? Este é um espaço que pode se transformar em adega, ampliar uma área gourmet, se tornar despensa de alimentos ou tornar a lavanderia maior e mais funcional.
Também pode abrigar aparelhos de academia ou virar uma pequena oficina com todas as ferramentas úteis bem organizadas e uma bancada de apoio para quem gosta de lidar com madeira, fazer pequenos reparos ou cuidar do próprio carro ou jardim.
Um espaço pequeno bem planejado também pode se tornar um ótimo escritório ou ambiente de estudos, de leitura ou, ainda, quartinho de brinquedos. Segue valendo o que foi falado acima – o uso deve atender às novas ou antigas demandas dos moradores.
Miniespaços
Sabe aquele canto embaixo de uma escada ou uma coluna no meio de um ambiente? Uma junção de paredes que pode se tornar um espacinho charmoso? São lugares que também podem, com criatividade e pouco investimento e tempo, dar um toque personalizado à casa. Aproveite a coluna e faça um móvel que separe ambientes. Ou então um minibar, estante, quadros, jardim vertical. Não faltam opções para repaginar a estrutura e integrá-la melhor ao espaço.
Aquele canto sem graça pode receber uma poltrona e abajur e ficar charmoso como espaço de leitura. Também um aparador e um tapete podem dar um charme especial.
Uma coisa é garantida: não importa o tamanho do espaço e nem o estilo de decoração e tamanho de reforma envolvida, remodelar um ambiente sempre confere um ar de renovação para a casa toda. E não duvide do poder das pequenas intervenções. A casa pode refletir ainda mais seu estilo, personalidade e suas paixões. Vale tudo para se sentir feliz e realizado no espaço em que se vive.