ARQUITETURA & DECOR

Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

CASACOR São Paulo: lar refúgio, conexão com a natureza e celebração da vida

Voltar para o Blog
9 de julho de 2024
ARQUITETURA & DECOR

Ambientes que parecem ter saído de uma casa real e podem ser transportados diretamente da mostra para casas brasileiras. Este é um dos diferenciais da 37ª edição da CASACOR São Paulo, com projetos que remetem a tendências de um lar como refúgio de afeto, reconexão com a natureza e celebração da vida

Crédito: Adriana Barbosa
Crédito: Adriana Barbosa

O tema que norteia a CASACOR São Paulo é o "De Presente, o Agora". A mostra acontece de 21 de maio a 28 de julho, no icônico Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Com 75 projetos, convida o público a repensar o lar com projetos que remetem a memórias afetivas.

Confira as principais tendências da CASACOR São Paulo:

Conexão com a natureza

Cada vez mais existem evidências que mostram que o ser humano tem necessidade de estar em harmonia com a natureza. A proximidade com elementos naturais tem efeitos e benefícios físicos e mentais. Por isso, a busca por ambientes biofílicos marca presença. E não só com inclusão de plantas e elementos vegetais, mas também com uso de materiais naturais como madeira, pedra, palha, fibras e busca pela luz natural.

No ambiente Conexão Natural, Renata Guastelli mostra um jardim contemplativo. Crédito: MCA Estúdio

 

Brasilidade

Uma valorização profunda da raiz brasileira cultuada em peças artesanais e referências em papeis de parede, tonalidades, bordados, tecelagem, cerâmica e cestarias.

O ambiente Acalanto e Encontros, de Bruno Moraes, valoriza a história e a cultura do Brasil. Crédito: MCA Estúdio

 

Multifuncionalidade

Ambientes flexíveis, que se adaptam às diferentes necessidades dos moradores, como home office, home cinema e áreas de lazer.

Home Office do arquiteto Rodolfo Consoli conta, de um lado, com uma área de estar e, do outro, uma extensa estante piso-teto de marcenaria e mármore. Crédito: MCA Estúdio

Mini e maximalistas

Alguns mobiliários chamam a atenção pela sua característica minimalista como, por exemplo, as camas baixas, típicas na tradição japonesa. Já outros, se destacam pelo maximalismo como os grandes espelhos utilizados em alguns ambientes. Pontos focais da decoração, conferem amplitude e sofisticação.

Peças de acrílico e metálicos

As peças de acrílico são fortes candidatas ao elemento decorativo de maior versatilidade da CASACOR São Paulo 2024 O acrílico aparece como coadjuvante em quadros, livros, esculturas, objetos e letreiros. Os mobiliários preenchidos por texturas metálicas também se destacam, conferindo um ar contemporâneo e cheio de estilo aos ambientes.

Sustentabilidade

A mostra deu ênfase à construção verde, à reutilização de materiais e à valorização da natureza, com diversos projetos que ostentam a certificação LEED.

Leia também:

 

Dados

 

Os números mostram que a CASACOR está cada vez mais incorporada ao calendário de eventos de mobiliário, design, paisagismo e decoração da capital paulista. Os ambientes estão expostos em um espaço de nove mil metros quadrados no Conjunto Nacional - projeto arquitetônico de David Libeskind (1928-2014) - localizado na Avenida Paulista. A expectativa dos organizadores é de receber até 125 mil visitantes.

Programe-se porque ainda dá tempo de conferir! São oito estúdios e lofts, 16 casas, sete jardins, seis operações de restaurante, bar e café, cinco banheiros unissex com espaço família, quatro lojas e operações comerciais, além de quartos, lavabos, salas de leitura, home office, home cinema, lavanderia, cozinhas, livings e até um espaço de coworking totalmente funcional, que pode ser utilizado pelos visitantes.

Confira mais fotos com ambientes presentes na mostra:

Ambiente da arquiteta Brunete Fraccaroli. Crédito: MCA Estúdio

Ambiente da arquiteta Kesley Santiago. Crédito: MCA Estúdio

Ambiente da arquiteta Aline Borges. Crédito: MCA Estúdio

Ambiente de Carol Miluzzi Arquitetura. Crédito: MCA Estúdio