Dia do Arquiteto: oito nomes que inspiram
Uma homenagem aos arquitetos que transformam o morar
No dia 15 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. E, para homenagear estes profissionais que são os responsáveis por projetar edificações comerciais, residenciais e espaços urbanos, tornando-os mais sustentáveis, acessíveis e agradáveis para a convivência humana, mostraremos alguns nomes de destaque da arquitetura nacional contemporânea.
1 Oscar Niemeyer
Este nome precisa estar no topo da lista. A própria data de comemoração é no dia de seu nascimento. Estaria completando 110 anos. Referência no Brasil e no mundo, Niemeyer não é unanimidade, mas sem dúvida é respeitado e reconhecido por seu legado. Foi vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura em 1988. Difícil a missão de destacar suas obras mais importantes, mas Brasília precisa ser citada. As obras assinadas por Niemeyer são o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Catedral de Brasília e a Praça dos Três Poderes, entre outras.
Também é obra dele o Museu Oscar Niemeyer, popularmente conhecido por museu do olho, em Curitiba. A curiosidade é que esta foi uma das poucas obras que o arquiteto aceitou revisar. Em sua concepção, o espaço era um edifício de estilo modernista onde funcionavam órgãos governamentais. A brasilidade permeia seus trabalhos e aparece em linhas curvas, uso de concreto armado, mármore, materiais e iluminação natural.
Crédito: Roberto Dziura Jr./AEN
2 Paulo Mendes da Rocha
Outro arquiteto brasileiro que foi agraciado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura, em 2006. A assinatura do arquiteto está em obras importantes tanto no Brasil como no exterior. É reconhecido por ter incluído o socialmente consciente em suas obras. Contam com sua assinatura projetos como a Capela de São Pedro Apóstolo, em São Paulo, e o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MUBE), também em São Paulo. Todo o acervo do arquiteto foi doado e permanece na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, Portugal.
Crédito: Reprodução Flickr/Thierry Freitas
3 Ruy Ohtake
Sua assinatura está em mais de 300 obras no Brasil. Só aí já dá pra dimensionar a importância deste arquiteto brasileiro. Simetria, formas geométricas e linhas curvas marcam seus projetos de estilo contemporâneo. Entre os destaques de suas obras, estão o Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, em Brasília, o Hotel Unique, em São Paulo, o Brasília Shopping e o Terminal Sacomã, em São Paulo.
Crédito: Nelson Kon
4 Márcio Kogan
Este cineasta e arquiteto mistura as referências de suas profissões e faz disso sua marca pessoal. À frente do Studio MK27, seu estilo minimalista e moderno é reconhecido no Brasil e no mundo. Entre seus projetos está a Livraria Cultura, em São Paulo, que se destaca por ser também um espaço para o encontro. Sua assinatura também está em projetos residenciais como a Casa Punta, Casa Redux e Casa Mororó.
Crédito: Fernando Guerra
5 Isay Weinfeld
Em conjunto com o arquiteto Márcio Kogan, Isay Weinfeld assina o projeto arquitetônico do Hotel Fasano, de São Paulo. Além do projeto, ambos compartilham referências como, por exemplo, o cinema e juntos já fizeram vários curtas-metragens. Os projetos de Kogan têm como característica o estilo minimalista e a busca por ambientes acolhedores e uso de materiais naturais como pedra e madeira. Alguns de seus principais projetos ficam em São Paulo: Livraria da Vila, a sede do Centro Equestre da Fazenda Boa Vista e o Edifício Oito. Em Porto Alegre, o Instituto Ling tem sua assinatura.
6 Fernanda Marques
Citando mais alguns nomes que têm se destacado no cenário da arquitetura atual, o traço sofisticado de Fernanda Marques não pode ser deixado de fora. Seu estilo é contemporâneo e minimalista. Assina obras como a fachada da loja L’Occitane, no Jardim Paulistano, Residência Limantos, em São Paulo, e, entre os residenciais, a Cliff House e Casa Lego.
Crédito: Bruna Urias
7 David Bastos
À frente da DB Arquitetos, David Bastos é um baiano com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, que busca traduzir a emoção dos clientes em seus projetos. A busca é pelo conforto com estilo, simplicidade e elegância. São suas marcas unir o novo ao antigo, a exploração dos materiais e a integração dos ambientes. Entre seus trabalhos, estão o Restaurante Trapiche Adelaide, na Bahia, a Casa de Eventos Único, na Bahia, a Casa das Piscinas Naturais, entre outros.
Crédito: Romulo Fialdini
8 Felipe Hess
O trabalho do arquiteto tem muita inspiração na obra de outro arquiteto já citado nesta lista: Isay Weinfeld, com quem já trabalhou. É um nome da nova geração que se destaca por imprimir uma identidade particular em cada projeto. A busca do equilíbrio entre os materiais utilizados e a minúcia nos detalhes são assinaturas de seus trabalhos, que agregam o vintage e o contemporâneo com predominância do minimalista e do modernismo. Entre seus projetos, está o Futuro Refeitório, em São Paulo, o Copan Revisitado, também em São Paulo, que tem como curiosidade o fato de ter sido projetado por Oscar Niemeyer e reformado por Hess. Entre os residenciais, a Casa Thompson Hess e a Casa Sampaio Vidal.
Estes são apenas alguns dos renomados arquitetos brasileiros e, por meio deles, buscamos homenagear a todos estes profissionais que são responsáveis por trazer um olhar único ao bem morar e ao planejamento urbano, traduzindo necessidades e desejos de seus clientes em obras e ambientes que contam histórias, marcam épocas e encantam.