ARQUITETURA & DECOR
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

DICAS DE MÓVEIS PARA CASAS NO LITORAL: COMO ESCOLHER E CONSERVAR

Voltar para o Blog
1 de junho de 2022
ARQUITETURA & DECOR

Morar ou ter uma residência no litoral é o sonho de muitos brasileiros, porém, os efeitos da maresia e o clima litorâneo exigem alguns cuidados extras com os móveis, eletrodomésticos e partes estruturais do imóvel. Por isso, nada melhor do que aprender um pouco mais sobre o tema e descobrir como conviver com essa particularidade. A boa notícia é que basta efetuar limpezas e manutenções periódicas para garantir a estética e a conservação da casa de praia.

Contudo, um dos principais aspectos a se observar nas casas do litoral diz respeito a qualidade das matérias-primas presentes no mobiliário. É importante que elas sejam capazes de fazer frente a maresia e a umidade do ar. Nesse sentido, alumínio, pedras, madeiras, palhinhas e vidros tem um bom desempenho para esta aplicação.

 



Já tecidos, couros e pedras porosas costumam apresentar mais problemas durante o uso, assim como metais (exceto alumínio), que apresentam diversos problemas em relação a ferrugem. Por isso, a recomendação é evitar o uso de objetos feitos com ferro, incluindo estruturas, móveis com pés e até mesmo o prego usado na parede.

 



Evite que a maresia estrague móveis, eletros e paredes

A maresia é uma névoa fina e úmida presente no ar das cidades praianas, formada por gotículas de água do mar e que circulam com o vento. Ela é o principal ator quando o assunto é a oxidação de elementos metálicos e o aparecimento de mofo, que acabam comprometendo a durabilidade e a aparência de portas, janelas, paredes, pisos e a mobília da casa.

Mas além do sal, essa água também carrega partículas de sujeira e outros materiais microscópicos, que podem deixar seus móveis com aquele efeito de melado, criando uma superfície difícil de limpar.

 



Como proteger os móveis dos efeitos da maresia e do sol

Uma boa recomendação é limpar os móveis de MDF/MDP com um pano levemente umedecido e sabão neutro. O mesmo procedimento pode ser adotado para o mobiliário com pintura acetinada ou de alto brilho, já que esse processo ajuda na eliminação dos elementos corrosivos que se acumulam nas superfícies e, com o tempo, podem estimular o surgimento da ferrugem.

Além disso, móveis em madeira maciça podem receber a aplicação de uma leve camada de óleo de peroba ou lustra móveis para proteger da umidade e ação de cupins.

Portanto, além da limpeza regular, que evita o acúmulo de pó e combate a oxidação causada pela maresia, é importante ter alguns cuidados no dia a dia. É recomendado que os móveis planejados não fiquem em locais expostos diretamente ao sol, o que pode prejudicar sua durabilidade e estética.

Nas janelas, dê preferência para as cortinas do tipo blecaute. Além de melhorar a proteção contra a incidência dos raios de luz, elas conseguem barrar melhor o efeito da maresia.

 



No interior das casas, a maresia também contribui para aumentar os níveis de umidade. Além disso, o ar molhado e as altas temperaturas do litoral contribuem para a existência de fungos e bolores. Logo, tenha cuidado com a impermeabilização e pintura das paredes, e fique atento ao surgimento de manchas nos pisos e rejuntes.

Ainda em relação ao mobiliário, por ficarem mais tempo fechados, o ideal é ter armários que possuam saídas de ar e/ou respiradores. O uso de prateleiras e closets abertos também colabora com a circulação do ar, criando ambientes mais agradáveis e sem odor. O uso de desumidificadores nos ambientes e na parte interna dos móveis também colabora para evitar o excesso de umidade.

Aliás, uma casa bem ventilada e com iluminação natural também ajuda a combater os efeitos da umidade, evitando que ela se acumule no interior do imóvel. Daí a importância de manter visitas periódicas ao imóvel, evitando que ele fique fechado por muito tempo, ou contar com o auxílio de alguém que possa manter a limpeza frequente.

 



Casa no litoral: cuidados gerais no preparo de alimentos

De forma geral, evite colocar panelas, formas, assadeiras e demais utensílios quentes ou aquecidos diretamente sobre os tampos da cozinha ou de outros móveis. Isso pode causar dano ao produto, tais como: manchas, bolhas, queimaduras ou descolamento do revestimento caso sejam de painéis de madeira. Sempre utilize apoios para colocar objetos quentes.

Se por descuido ou acidente houver respingos de água no móvel, seque-o imediatamente. Ao cortar ou picar qualquer tipo de alimento (carnes, peixes, frutas, verduras, entre outros), faça uso de uma base de apoio sobre os tampos, evitando o aparecimento de cortes ou riscos.

Durante o uso ou após a limpeza dos móveis, evite também deixar panos molhados ou umedecidos sobre os móveis, assim como garrafas e copos gelados, já que isso pode causar danos ao revestimento.

Também evite manusear os acessórios, como arramados, dobradiças, corrediças e puxadores, com as mãos sujas de substâncias abrasivas ou oxidantes, a exemplo de sal, vinagre, limão e outros. Com esses cuidados, garante-se boa conservação e durabilidade dos acessórios, evitando a corrosão e manchas.

 



Dicas extras de limpeza e manutenção dos móveis na casa de praia

Dobradiças e Corrediças: Lubrifique com uma pequena camada de óleo, sempre tendo cuidado para não respingar no revestimento das peças em que esses acessórios estão instalados. Isso evitará a oxidação e possíveis quebras, aumentando a vida útil destes acessórios. Em regiões que possuem maresia, é recomendado que este processo seja realizado mensalmente.

Acessórios em alumínio: Para a limpeza da estrutura de estantes ou aramados em alumínio, utilize somente um pano macio umedecido em água com sabão neutro. Após realizar a limpeza, seque totalmente o produto para evitar manchas. A utilização de resina protetora também ajuda na vida útil e conservação dos itens.

Espelhos: Higienize as superfícies com pano levemente úmido (macio e limpo) e sabão neutro. Tenha cuidado para não deixar que as bordas do espelho permaneçam úmidas após a conclusão da limpeza. Não use saponáceo, detergentes ou qualquer tipo de solvente.