Estilo minimalista: tendência chega às casas de banho
Como o estilo minimalista pode conferir um ar de paz e relaxamento às salas de banho e proporcionar uma desconexão da correria cotidiana com linhas retas, tons suaves e uso apenas de móveis e acessórios essenciais. Confira dicas para transformar a casa de banho em uma experiência de calma e relaxamento.
O estilo minimalista surgiu em Nova York no final da década de 1950 e, desde então, tornou-se um modo de vida bastante difundido, influenciando a construção e a decoração de interiores. Atualmente, essa filosofia de design também se estende aos ambientes úmidos, como casas de banho e lavanderias.
Nas lavanderias, a aplicação do minimalismo prioriza a funcionalidade, com poucos móveis e acessórios. Já nos banheiros, a ideia é criar verdadeiros oásis de bem-estar, transformando esses espaços em ambientes relaxantes. O minimalismo, nesse contexto, se caracteriza por linhas retas, sistemas inteligentes de organização e a ausência de objetos desnecessários.
Confira dicas de como aplicar o minimalismo:
Leia também:
"Muito Além do Planejado" da Todeschini: uma jornada para realizar sonhos
Casa Vogue: Por que o quiet luxury é o novo minimalismo (e como decorar com o estilo)
Wellness Design – 10 dicas para uma casa mais aconchegante!
Conforto em evidência
Nos banheiros, o minimalismo se manifesta em formas retas, mobiliário, louças sanitárias e acessórios reduzidos ao essencial. A simplicidade do ambiente, com formas monolíticas e cores claras, proporciona uma sensação de calma e tranquilidade. A escolha de poucos móveis e louças de alta qualidade garante funcionalidade e elegância.
Projeto de banheiros
O objetivo é proporcionar relaxamento e conforto. Para isso, o ambiente é sofisticado, sem excessos e altamente funcional, com acessórios que atendem a necessidades específicas. Gavetas sem puxadores, espelhos e azulejos lisos completam o visual minimalista. As louças sanitárias de linhas retas e bordas finas são destaque. Canos e torneiras podem ser embutidos em painéis da parede, enquanto lavatórios suspensos conferem um ar moderno. A alta qualidade dos materiais e o design inovador transformam os banheiros em espaços elegantes.
Crédito: Pexels
Cores e materiais naturais
O minimalismo no banheiro se reflete na escolha de cores e materiais específicos. A combinação de branco fosco e madeira clara, elementos característicos do estilo escandinavo, harmoniza perfeitamente com o minimalismo. Tons de bege, areia ou cinza claro também são muito utilizados. Quando combinados com materiais nobres como mármore, cerâmica ou pedra natural, esses tons criam uma atmosfera natural e sofisticada.
No entanto, o minimalismo não se restringe aos tons claros. O preto, por exemplo, é uma cor atemporal e elegante que combina muito bem com detalhes em dourado ou cromado fosco. Para criar um ambiente minimalista e harmonioso, a dica é utilizar uma paleta de cores monocromática, ou seja, com variações de um mesmo tom. Isso ajuda a transmitir uma sensação de calma e tranquilidade. Caso deseje adicionar uma cor mais vibrante, o ideal é utilizá-la em apenas um elemento, como um acessório ou uma peça de arte, para não sobrecarregar o ambiente.
A principal vantagem de investir em um projeto minimalista é a sua atemporalidade: ele permanece moderno por muitos anos e combina facilmente com outros estilos. Além disso, o minimalismo pode ser elegante e sustentável ao mesmo tempo. Afinal, móveis e acessórios de alta qualidade, produzidos com materiais naturais e duráveis, contribuem para um consumo mais consciente e reduzem o impacto ambiental. O resultado é um espaço que convida ao relaxamento e à desconexão da rotina agitada, um verdadeiro oásis de paz e tranquilidade, onde é possível recarregar as energias e se conectar com o essencial. Acesse https://seuprojeto.todeschini.com.br/jornada/ e confira os móveis planejados e acessórios que a Todeschini tem para seu projeto minimalista.