ARQUITETURA & DECOR
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Todeschini participa da CASACOR Balneário Camboriú 2023

Voltar para o Blog
16 de junho de 2023
ARQUITETURA & DECOR

De 08 de junho a 23 de julho de 2023, Balneário Camboriú recebe uma edição da CASACOR Santa Catarina. Neste ano terá como casa o The Spot One, primeiro residencial do Sul do país conectado a um shopping, o Balneário Shopping.

Com planejados em linhas retas e tons suaves, a marca é destaque no ambiente assinado pela arquiteta Natália Xavier e o escritório NX Arquitetura e Design.

Motivados pelo tema “Corpo e Morada” grandes nomes da arquitetura e do design de interiores assinam, nesta edição, 26 ambientes. Seguindo o conceito definido, em parceria com a arquiteta Natália Xavier e o escritório NX Arquitetura e Design, a Todeschini - com o apoio da Todeschini Praia Brava - irá apresentar a Modernes Haus. 

O projeto foi batizado com esse nome por homenagear a escola de arquitetura e arte Bauhaus, que representa o movimento Modernista. Fundada em 1919, pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, a Bauhaus revolucionou o design moderno ao se nortear na função do objeto para definir formas e traçados simplificados, resultando em um visual mais clean, com menos interferências.

Fachadas com janelas generosas e predomínio da cor branca que destaca as estruturas são outras características do movimento que também influenciou imensamente a América do Sul, tendo como seu principal representante o arquiteto Oscar Niemeyer. “Na decoração modernista, móveis de linhas minimalistas e materiais como madeira e palhinha fazem a composição despretensiosa. Cada elemento é despido até sua essência”, explica Natália. 

Por isso, em seu loft de 80 m² – que compreende living e dormitório -, a arquiteta usa e abusa de elementos que remetem à linguagem empregada na Bauhaus. Um exemplo disso são composições em linhas retas. A prevalência do branco e de detalhes em cores primárias é uma das marcas da escola vanguardista alemã.

O uso de metal, madeira, aço e vidro é outra caraterística explorada. “Os acabamentos, as cores e as texturas de uma legítima casa modernista influenciam o espaço, quebrando a identidade tradicional, como fazia a arquitetura do início do século XX”, afirma Natália. Outra escolha, que é um ícone da Bauhaus: a Cadeira Cesca, de Marcel Breuer, projetada em 1928. 

Outros elementos que conceituam o projeto

Os padrões e sistemas Todeschini que compõem o projeto foram escolhidos a fim de complementar a proposta minimalista, característica do Modernismo. Para destacar as linhas retas presentes no dormitório, a arquiteta optou pelo sistema de acionamento por toque para a abertura das portas. Foi empregado o padrão BP Garden para o roupeiro e os painéis, pois em tom claro, o acabamento remete à leveza da escola Bauhaus.

O mesmo padrão foi utilizado na estante que acomoda os livros que contam a história do movimento de arquitetura e arte. 
O nicho do roupeiro, no padrão BP Leblon, com uma tonalidade mais escura, também revela linhas retas de efeito clean. No interior do roupeiro, destaque para o cabideiro anodizado e dobradiças do tipo Clip Blumotion.     

SOBRE A TODESCHINI 

Com a bagagem de mais de oito décadas no mercado, a Todeschini tornou-se referência no segmento moveleiro de alto padrão. Fundada em 1939, a empresa está localizada em um importante polo industrial da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves. Com 54 mil m², o parque fabril conta com modernas máquinas europeias e uma equipe de mais de 700 colaboradores qualificados capazes de transformar diversos ambientes com mobiliário planejado.

 

CASACOR BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Período: de 08 de junho a 23 de julho 
Local: Showroom do The Spot One, anexo ao Balneário Shopping 
Endereço: Av. das Flores, 1 – Estados, Balneário Camboriú – SC, 88339-130 
Informações: https://casacor.abril.com.br/ 
[email protected] 

 

TODESCHINI
www.todeschini.com.br
@todeschinioficial
@todeschinibrava 
NATÁLIA XAVIER
@arquiteta_natalia_xavier
NX ARQUITETURA E DESIGN
@nxdesign.arquitetura

Denise Delalamo Comunicação
Atendimento – Ana Sant’Anna 
[email protected] 
(11) 98536-7627
Atendimento – Gabriela Bardusco
[email protected]