LIFESTYLE

Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Benefícios (e pontos de atenção) para ambientes abertos e integrados

Voltar para o Blog
10 de outubro de 2022
LIFESTYLE

Os ambientes abertos e integrados oferecem uma perfeita harmonia para o convívio em família e na hora de receber amigos e familiares. Descubra os benefícios e pontos negativos de ter ambientes integrados na sua casa! Aprenda como criar espaços mais amplos, funcionais e convidativos.

A maioria dos imóveis é dividida em ambientes para tornar a climatização mais eficiente, além de fornecer privacidade quando necessário. No entanto, nos últimos anos, muitas pessoas aderiram aos espaços abertos e integrados na hora de projetar suas casas. A menor metragem dos empreendimentos imobiliários, decorrente do processo de urbanização das cidades, além da disposição criativa de móveis planejados e necessidade de criar casas mais acolhedoras, também são fatores relevantes para essa tendência.

A verdade é que existem muitas vantagens ao apostar nos ambientes integrados. Uma rápida busca em portais especializados de decoração, assim como nas redes sociais, é suficiente para encontrar várias ideias. Termos como “sala e cozinha integrada”, “ambientes com sala de estar, jantar e cozinha”, “decoração de espaços conjugados”, “planta de casa integrada” ou “área gourmet integrada à casa” revelam inúmeras inspirações.

 

Saiba mais:

Ambientes integrados: vantagens, como fazer e dicas espertas!

Conceito aberto: benefícios e desvantagens dos ambientes integrados

"Muito Além do Planejado" da Todeschini: uma jornada para realizar sonhos

 

Vantagens dos ambientes abertos e integrados

Independentemente do estilo, há muitos benefícios em projetar um layout integrado. Eles vão do melhor fluxo de pessoas pela casa, até aspectos como acolhimento, conforto e estética. Há também um aumento da iluminação natural devido à diminuição do número de paredes, além da sensação de ampliação do espaço e melhor circulação do ar.

Ao derrubar uma parede e integrar sua cozinha e sala de estar, você também pode promover uma maior interação com familiares e convidados. Dependendo do layout, é possível ainda adicionar uma ilha ou até mesmo uma península – ampliando a área de preparo dos alimentos e número de assentos para refeições, por exemplo.

 

 

Em geral, esse ambiente acaba por ser o centro das atividades de todos os membros da família – principalmente se estiver conectado ao jardim ou área de sacada gourmet; sem contar que você não fica isolado ao cozinhar.

Outro benefício ao adotar ambientes integrados é a maior flexibilidade na hora de construir e decorar os espaços, principalmente ao optar por móveis planejados. Para cada layout existe a possibilidade de criar novas ideias, incluindo design inteligente ou soluções de armazenamento. Com isso, fica mais fácil harmonizar e unificar o design, criando espaços mais fluídos e aconchegantes.

 

 

Portas de correr para integrar e esconder

Há quem prefira ter “dois mundos” ao mesmo tempo. Ou seja, ter um espaço totalmente integrado, mas ter a possibilidade de dividi-lo caso considere necessário. Nesse caso, portas de correr que fiquem ocultas ou camufladas no plano aberto são ideais para atender essa necessidade.

Uma porta deslizante também é uma ótima maneira de integrar ambientes, pois ela mantém a independência dos cômodos quando fechada, ao mesmo tempo em que permite a entrada da luz e garante a sensação de um espaço maior. Pode ser ainda o local ideal para as crianças e adolescentes fazerem o dever de casa, enquanto prepara-se o jantar por perto.

Essa configuração também pode ser utilizada para criar um pequeno escritório, caso haja necessidade de privacidade; inclusive na área de dormitório.

 

 

Pontos de atenção sobre ambientes abertos e integrados

Não seria correto falar apenas dos benefícios dessa escolha, sem mencionar também algumas das desvantagens que podem surgir quando você projeta um espaço de vida integrado. Em um plano aberto, o custo de aquecimento e refrigeração tende a aumentar em residências com espaços muito amplos. Outra situação, a menos que você seja muito organizado, é que os espaços podem parecer confusos devido à natureza aberta.

Além disso, a falta de privacidade é outro componente, dependendo dos ambientes que você está integrando. Problemas de controle de ruído devido à falta de divisórias e paredes também é algo a se considerar.

É preciso analisar cuidadosamente esses pontos e, se necessário, modificar o layout ou configuração do projeto. No entanto, muitas pessoas concordam que esses são pequenos custos a serem pagos para aumentar a funcionalidade e a quantidade de espaço em uma casa. Confira também outros segredos para criar uma casa aconchegante.

Ambientes abertos e integrados oferecem um estilo de vida mais conectado e moderno, mas exigem planejamento e cuidado. Ao pesar os prós e contras, é fundamental considerar suas necessidades e estilo de vida. Com o planejamento adequado e soluções criativas, é possível criar espaços integrados que combinem funcionalidade, estética e conforto. Gostaria de saber mais sobre como transformar sua casa em um ambiente integrado? Consulte as soluções da Todeschini!