LIFESTYLE
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Casa sempre elegante

Voltar para o Blog
8 de dezembro de 2023
LIFESTYLE

Algumas dicas para quem preza pelo primor e sofisticação na decoração

 

Ter uma casa elegante significa ter atenção a todos os detalhes da decoração. É um desejo de muitos, mas nem sempre é fácil encontrar harmonia em estilos, cores, mobiliário, iluminação, plantas e flores. Se elegância é o que você busca e ter como resultado um ambiente agradável, funcional e que reflete todo seu estilo e personalidade, as dicas abaixo vão te ajudar!

 

>> Peças de qualidade

 

Escolher com cuidado cada peça que vai estar no ambiente é essencial para que o resultado seja um espaço bem planejado. Ter alguns móveis assinados e telas de pintores conhecidos conferem sofisticação. Obras de arte como jarros, vasos e esculturas também são bem-vindas. Mas vale a máxima de que menos é mais – poucas peças de destaque.

 

>> Metais

 

O uso de peças douradas, prateadas ou acobreadas, seja em objetos decorativos, nas molduras das telas ou em luminárias, é uma boa opção. Conferem um ponto focal ao espaço. Para escolher a tonalidade adequada, vale lembrar que os prateados são fáceis de combinar. Já os acobreados vão muito bem com cores mais claras e decoração clássica. Agora os dourados se destacam pelo glamour e ornam muito bem com tons neutros. Os metais podem estar nos objetos em diversos cômodos, inclusive nas áreas úmidas, como casas de banho e área gourmet, estendendo a elegância a estes ambientes.

 

>> Iluminação

 

Vale fazer um projeto de iluminação para o ambiente. Um ponto de luz posicionado de forma correta para destacar uma pintura ou obra de arte faz toda a diferença. Bem projetada, também confere ao ambiente a atmosfera desejada, mais iluminada ou de aconchego.

 

A dica é fazer um bom planejamento e investir em luminárias, plafons, pendentes, fitas de LED e lustres que combinem com o efeito que se deseja e com o estilo de decoração escolhido. Luzes indiretas ambientam e podem estar nas sancas de gesso, arandelas ou spots de luz.

 

>> Casa conectada

 

Uma casa elegante também é funcional e ter móveis com soluções tecnológicas deixam o ambiente mais clean e moderno. Uso de inteligência artificial e móveis com entrada USB e áudio Bluetooth, eletrodomésticos conectados à internet, banheiras que tornam o banho um verdadeiro spa com opções de conectividade, enfim, são muitas as opções disponíveis no mercado.  

 

>> Materiais

 

Alguns materiais têm o dom de conferir elegância. É o caso do mármore, por exemplo, que pode estar no piso, mesa ou bancada – não importa, sempre será imponente. O vidro também traz sofisticação e é muito versátil, pode estar nas sacadas, esquadrias, divisórias, móveis e onde mais o bom gosto permitir.

 

>> Sustentabilidade

 

A elegância também incorpora atitudes que visem o bem comum e a preservação do planeta. Traduzindo para a decoração, uma casa sofisticada busca materiais mais duráveis. Peças de materiais naturais, como fibras, madeira e pedras, ajudam neste quesito e deixam o ambiente elegante. Os tecidos de algodão e fibras podem estar nos estofados, cadeiras, cortinas, tapetes e almofadas.

 

As soluções tecnológicas conferem eficiência e geram economia de energia e de outros recursos. Uma dica para casas com jardins é ter sistemas de irrigação inteligentes que acionam em horário e por tempo determinado e que podem utilizar água reaproveitada.

 

>> Flores e plantas

 

Já está provado que ter plantas e flores dentro de casa auxilia na redução de estresse e ansiedade e ajuda a ter um ar mais renovado, purificado e, até mesmo, a diminuir a temperatura. Mas como combinar o verde com a decoração? Na área gourmet ou próxima a ela, uma área com temperos frescos é útil e cai muito bem na decoração. Nas varandas e sacadas, as plantas trazem frescor e decoram.

 

Já nos ambientes internos são muitas opções. Nas salas de estar e jantar, vasos no chão e plantas pendentes. Nos dormitórios, existem espécies que ajudam até na hora de dormir, como a lavanda. Nas mesas e aparadores, um buquê de flores naturais traz muito charme. Na hora da compra, vale se informar qual o melhor habitat para cada espécie, além dos cuidados de rega, poda e adubação.

 

A escolha do vaso, formato, modelo e tamanho vai depender de onde será colocado e das características das plantas, afinal, uma pequena muda pode ser uma grande planta, então é importante levar em consideração o tamanho da planta adulta.

Quer saber mais sobre as vantagens de ter plantas em casa e as diferentes espécies?

Acesse duas matérias que fizemos sobre isso aqui no blog: https://www.todeschini.com.br/blog/lifestyle/e-primavera-estacao-perfeita-para-plantas-e-flores

https://www.todeschini.com.br/blog/arquitetura-decor/folhagens-e-flores-para-refrescar-a-casa

 

O segredo da elegância na decoração é prezar pela combinação adequada. Cada espaço, com suas características arquitetônicas, terá várias possibilidades de configuração. Ambientes amplos podem receber peças grandes, como quadros maiores, vasos e luminárias. Já os ambientes menores precisam de moderação no tamanho das peças. Planejamento acaba sendo o primeiro passo. Pensar no estilo desejado, definir uma paleta de cores e só então planejar o mobiliário e as peças decorativas. Na dúvida, vale sempre consultar um profissional designer ou arquiteto e buscar opções no portfólio da Todeschini para decorar com qualidade e sofisticação!