LIFESTYLE
Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

CINCO DICAS PARA UMA ESTÉTICA DE OUTONO ACONCHEGANTE

Voltar para o Blog
1 de junho de 2022
LIFESTYLE

As ideias de decoração de outono podem ser aconchegantes, confortáveis e elegantes, mantendo-se atuais muito além da estação.

.

O outono está aqui! As folhas estão mudando de cor, há redução gradativa da luz diária do sol, e a temperatura mais amena e fresca da estação estimula muitas pessoas a buscarem soluções que deixem a casa ainda mais aconchegante e convidativa. É verdade que os habitantes das regiões Sul e Sudoeste acabam sentindo com maior intensidade essas características do clima, mas garantir uma decoração que combine com essa atmosfera é uma boa maneira de estimular o bem-estar.

Na verdade, as ideias de decoração de outono podem ser aconchegantes, confortáveis e elegantes, mantendo-se atuais muito além da estação que “anuncia o fim do verão e antecede o inverno”. Essa proposta também pode se encaixar em qualquer estilo e ambiente, especialmente quando elementos naturais são priorizados.

 


A paleta de cores do outono

A própria paleta de cores do outono desperta a sensação de mudança e aconchego, que pode ser trabalhada de várias maneiras. Tons terrosos, amadeirados, bordôs, dourados e verdes são indicados para criar ambientes aconchegantes. Basta olhar para fora em busca de inspiração, pois os tons da estação adicionarão automaticamente o calor ao seu interior. No caso das cortinas, por exemplo, cores suaves ou neutras típicas da estação (areia, cinza ou castanho dourado) podem se adequar a muitos estilos e paletas de interiores.

Também é possível trabalhar essas cores em almofadas, jogos de cama, mantas, tapetes e até mesmo trazendo plantas e folhagens para dentro de casa. A almofada é um item simples, mas que, agrupadas ou com diferentes estampas, pode dar uma nova cara ao ambiente. As próprias mantas podem servir para improvisar pequenas “barracas” e criar áreas de diversão para as crianças.

 



Materiais naturais e textura

Já destacamos que a madeira é um dos principais elementos utilizados para adicionar uma sensação calorosa e natural a qualquer ambiente. No caso do mobiliário planejado, acabamentos amadeirados, combinados a tonalidades mais quentes, também ajudam a transmitir a sensação de aconchego e nunca saem de moda – independente da estação.

A suavidade do suede e do veludo, a nobreza do couro ou o requinte do linho também dão um toque extra na decoração. Para garantir o bem-estar dos pés e isolamento térmico em dias mais frios, os tapetes de algodão podem ser uma boa saída para quartos, salas e banheiros.


Charme com pequenos itens e acessórios

As decorações de mesa também são fáceis de fazer e ajudam nessa composição. Combine um design minimalista com um vaso elegante, flores sazonais e uma ou duas velas pequenas. O arranjo é sutil, mas o suficiente para adicionar um clima de outono ao décor. A ideia é garantir que a casa e os espaços de convívio estejam sempre aquecidos, iluminados e prontos para receber convidados.

 



Outono iluminado, incluindo lareira e velas

Para obter as sensações de conforto e aconchego, que são a cara da estação, outra dica é apostar em lâmpadas com luzes mais quentes (de 2700K a 3000K), especialmente para os quartos e áreas de convívio. Abajures de mesa, luminárias de piso e arandelas podem trazer o efeito aconchegante de meia-luz ao serem posicionados nos cantos dos ambientes. Lareiras e aquecedores são outras possibilidades para aquecer e iluminar as noites mais frias do outono. Já as velas podem decorar e iluminar, mas também deixar os ambientes com aromas.

Importante! Além da queda gradativa das temperaturas, o período do outono também traz uma redução gradativa da luz solar diária. Por isso, atenção com a umidade no interior dos armários e lembre-se de manter a casa ventilada sempre que possível. Também mantenha as cortinas abertas e deixe a luz natural entrar.

Incorpore mais elementos da natureza

Não subestime o poder das plantas quando se trata de fornecer um estímulo muito necessário, incluindo o período do outono. Além de melhorar a qualidade do ar, podem trazer cores e elementos de design interessantes para o seu espaço. Paredes com suculentas, grandes plantas de chão e buquês de flores são opções interessantes. Para quem não tem aptidão com a jardinagem, vale optar pelas plantas artificiais e trazer essa conexão com o verde para o lar.

 



Inspire-se no estilo escandinavo

Com um inverno longo e rigoroso, a população dos países nórdicos busca colocar muita energia em suas casas e criar ambientes aconchegantes. Hygge – consulte esse post – é apenas uma das expressões que ajuda a explicar esse estilo de vida, mas o fato de passarem mais tempo em ambientes fechados, significa que seus ambientes têm um efeito muito grande no humor e no bem-estar.

Ao mesmo tempo, diversas propostas são facilmente incorporadas por aqui, como o uso de superfícies brancas para amplificar a luz natural, móveis funcionais e layouts flexíveis, além de espaços arejados e ótima iluminação. Junto com a forte presença da madeira, o design escandinavo também é inspirado por outros elementos da natureza: tons terrosos calmantes e materiais com texturas, como linho, lã e pedra. É tudo sobre os materiais genuínos e estética discreta. Combinados, garantem ainda que a atmosfera permaneça quente e aconchegante.

Como vimos ao longo do texto, em termos de decoração, não é preciso fazer mudanças drásticas por conta da chegada do outono. Afinal, a intenção é dar mais destaque aos itens da sua casa, para que ela fique mais atraente e confortável para você, familiares e amigos.