É primavera, estação perfeita para plantas e flores!
São muitos os benefícios de se ter plantas e flores e nesta época a natureza está exuberante. Confira cuidados para ter um jardim e vasos lindos
É só andar pela cidade ou campo e perceber que a nova estação chegou com tudo. A primavera é a época das flores e plantas, tudo parece estar mais colorido e o verde aparece em seus mais diversos tons. Isso acontece porque as mudanças no clima e na temperatura fomentam o crescimento das plantas, flores e hortaliças.
A temperatura mais amena, maior incidência de sol e chuva criam a situação ideal para que o jardim e os vasos fiquem em sua melhor versão. Mas os cuidados também mudam e alguns devem até ser tomados antes da primavera para que se aproveite todo o potencial da estação.
Este é o caso da adubação, que é melhor quando feita algumas semanas antes da chegada da primavera para que as plantas e flores consigam assimilar os nutrientes e se preparar para a estação do crescimento e da florada. Mas ainda é tempo: vale nutrir o solo para que o ambiente fique propício ao desenvolvimento.
O ideal é dar uma olhadinha em como anda a terra e também a posição dos vasos, afinal, a incidência de luz solar mudou e, com isso, pode ser necessário mudar algumas flores e plantas que não suportam o sol direto para outras posições mais sombreadas.
Aumentar a rega também é fundamental, porque o ar mais quente seca o solo mais rapidamente e as flores precisam de água suficiente para crescer e florir adequadamente, trazendo todo o seu potencial de beleza. Mas é preciso cuidado com a rega demasiada. Um truque é colocar o dedo na terra. Se estiver úmida, não precisa regar.
É preciso cuidado extra com as pragas, pois o clima mais ameno e a floração são atrativos para fungos, cochonilhas, pulgões e outros visitantes indesejados, além de muitos insetos e polinizadores. Vale acompanhar o desenvolvimento e, se observar algum ataque, aplicar um produto para controle facilmente encontrado em lojas de jardinagem.
Também é hora de admirar as flores que desabrocham nesta época, como o girassol, as orquídeas, violetas, dama-da-noite, rosas, hortênsias, bougainville, hibiscos, crisântemos e tantas outras.
Hortas
Manter alguns temperos ao alcance da mão é saudável e delicioso. Ter uma horta com manjericão, tomate, agrião, salsinha e cebolinha é recompensador e pode auxiliar na adoção de uma dieta mais saudável. E a primavera também é ideal para o crescimento dos temperos, hortaliças e frutos. É importante cuidar da rega e da poda. O manjericão, por exemplo, deve ter as flores sempre cortadas e o tomate não gosta muito de se espalhar no chão (vale prender os ramos para o alto). Também é relativamente fácil de ter em casa pimentões, abóboras e cenoura. Que tal começar?
Mão na terra!
As flores e plantas trazem alegria para os ambientes, que ficam mais coloridos e festivos com suas cores e formatos variados. Ter natureza ao redor, seja no jardim ou em vasos dentro das casas, traz mais calma e serenidade. Já está provada a relação entre plantas, flores e diminuição do estresse.
Além disso, cuidar das plantas, mexer na terra e regar são atividades que nos conectam com a natureza, proporcionando até mesmo um fortalecimento do sistema imunológico. A dica então é: separe um tempo para esta atividade. Fará diferença no dia a dia.
Seguimos nesta estação até o dia 22 de dezembro e é hora de cuidar, mas, principalmente, de apreciar a natureza em todo o seu esplendor primaveril.