Expo Revestir 2023: tendências para inspirar
Personalização, interação e bem-estar são algumas das tendências mostradas ao público
Personalização, interação e bem-estar são algumas das tendências mostradas ao público
A 21ª edição da Expo Revestir apresentou revestimentos e acabamentos para o setor de construção civil e moveleiro. Neste ano, a feira aconteceu entre 14 e 17 de março, em um novo espaço com 70 mil metros quadrados – o pavilhão de exposições São Paulo Expo.
A área duplicou e abrigou 300 expositores com lançamentos em cerâmicas, louças sanitárias, metais para cozinha e banheiro, rochas ornamentais, mosaicos, madeiras, laminados, cimentícios e vítreos.
Além das tendências, novos formatos, texturas, acabamentos, padronagens e composições expostos e que servem de inspiração para designers de interiores e arquitetos, a feira também contou com eventos paralelos e seguiu híbrida, podendo ser acompanhada de forma remota.
Entre os eventos simultâneos, o FIER+ (Fórum Internacional Expo Revestir) apresentou palestras e debates sobre arquitetura, design, sustentabilidade, inovação e o mercado de revenda e construção. E a primeira edição da Haus Decor Show, organizada e promovida pela NürnbergMesse, trouxe novidades em tintas e vernizes, iluminação e automação residencial.
Crédito: Divulgação Expo Revestir
Feira reuniu 300 expositores
Confira um compilado das principais tendências apresentadas e que podem servir de inspiração nos próximos projetos:
Personalização e autenticidade
O principal mote entre os lançamentos foi a personalização. Várias marcas apostaram em produtos que deixam os projetos mais exclusivos. Itens que ajudam os especificadores a traduzir a personalidade de seus clientes em soluções que agregam praticidade, funcionalidade, beleza e originalidade.
São diferentes cores, padronagens e texturas que atendem aos mais diversos públicos e estilos de decoração, seja em metais, louças e acabamentos que complementam os ambientes e o mobiliário.
Nos revestimentos, grandes formatos seguem em alta com peças que superam os três metros, mas também há espaço para os pequenos formatos, evidenciando que não existe um padrão e, sim, uma gama de opções para criações autênticas. A personalidade e a expressão do “eu” seguem em evidência.
Nas cores, chamou atenção o lançamento de tonalidades mais vibrantes e alto brilho, mas os tons neutros, pastéis e terrosos continuam aparecendo principalmente em referência a elementos naturais.
Os lançamentos focam em qualidade de vida e muitos priorizam a integração da natureza e da arte como expressões da sensibilidade humana.
Crédito: Divulgação Expo Revestir
Público foi convidado a sentir e tocar os lançamentos expostos
Crédito: Divulgação Berneck
Coleção Sentido, da Berneck
Interação
Muitas marcas apostaram em estandes que apresentam os produtos de forma sensorial, convidando os visitantes a interagirem com seus lançamentos e coleções e, assim, definirem de forma pessoal e única seus sentimentos em relação aos produtos. O público foi convidado a sentir, tocar e visualizar as texturas, ondulações, plissados, veios e detalhes minuciosamente agregados aos acabamentos.
Essa busca de aproximação mais intimista também levou algumas marcas a requisitar as percepções dos visitantes para futura aplicação em produtos e lançamentos.
Tecnologia
Embora não seja uma novidade, a impressão digital tem agregado cada vez mais tecnologia, deixando as peças com efeitos inovadores. Nas áreas de banho, destaque para tecnologias que permitem chuveiros externos portáteis, economia de água, sistemas inteligentes que permitem uso de qualquer sistema de aquecimento – solar, gás ou acumulação.
Tecnologia embarcada com painéis touch que possibilitam a programação da temperatura da água antes do banho e sistemas digitais com minutagem de água corrente.
Crédito: Divulgação Lorenzetti
Acqua Duo Ultra, chuveiro e ducha, da Lorenzetti
Atlântida Matt White, da Doka Bath Works
Bem-estar
O conceito do bem-estar no morar está em alta e também pode ser percebido na Expo Revestir. Uso de paletas de cores diversas para despertar diferentes emoções e promover o bem-estar físico e mental alternando das vibrantes às calmas de acordo com o uso de cada espaço da casa. Texturas variadas que também buscam despertar sensações.
A experiência sensorial chega também às áreas de banho e spa com banheiras, cubas, materiais sanitários e acessórios que prometem uma verdadeira indução ao relaxamento.
Responsabilidade ambiental
As marcas fizeram questão de mostrar sua preocupação ambiental expondo, além dos produtos e lançamentos, suas certificações e soluções ambientalmente corretas agregadas, como economia de água e energia e ações carbono neutro.
Isso também se refletiu em alguns estandes pensados de forma a utilizar menos materiais, reduzir a quantidade de resíduos tanto na construção quanto na desmontagem. Inclusive a estrutura de alguns espaços será reaproveitada.
Crédito: Divulgação Consentino
Coleção Kraftizen, da Consentino, cores incorporam materiais reciclados e empresa é Carbon Neutral
Crédito: Divulgação Portobello
Estande da Portobello será 95% reaproveitado. Na foto, coleção Oh!Take
Valorização do autoral
As assinaturas de grandes nomes da arquitetura, do design e da gastronomia seguem presentes, demonstrando a preocupação em trazer um reflexo do que estes profissionais representam para o morar e para a inspiração de novos atuantes nestas áreas profissionais.
A feira é promovida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), acontece anualmente e é voltada a profissionais, autônomos e estudantes do setor de arquitetura, design de interiores, construção e revenda de materiais de construção.