Highlights do iSaloni
Principal feira de móveis traz lançamentos que priorizam o conforto, a elegância, a sustentabilidade e a vivacidade
O Salone del Mobile é considerado um dos maiores eventos de design do mundo. Também conhecido por iSaloni, dita em seus lançamentos, exposições paralelas e debates tendências que inspiram designers, arquitetos e o setor moveleiro.
A 61ª edição, que aconteceu em Milão, na Itália, de 18 a 23 de abril, não fugiu à regra. Foram mais de 170 mil m² de pavilhões na Fiera Milano Rho, local de exposições que abrigou o evento. Ao todo, 2 mil marcas, sendo 34% delas de 37 países diferentes, levaram uma seleção de produtos de empresas líderes em seus setores em diversos segmentos como luminárias, objetos de decoração, mobiliário, assessórios, entre outros.
A edição deste ano foi remodelada para exibição das peças das principais empresas em um mesmo nível e não mais em diversos pavilhões, como nas edições passadas. A ideia foi criar fluidez, melhor visualização e interação com os visitantes em um layout mais user-friendly. Além da exposição principal, este ano também teve a bienal da iluminação – Euroluce.
As novidades foram conferidas por 307.418 participantes - número 15% a mais do que a edição anterior – de 181 países diferentes. A Itália e a China foram os países com mais representantes, seguidos da Alemanha, França e Estados Unidos. O tamanho das delegações da Espanha e do Brasil foram iguais.
Crédito: Cortesia Federlegno Arredo / Francesco Rucci
Bienal de iluminação Euroluce
Macrotendências
Sustentabilidade – Inúmeras soluções com objetivo de reduzir a pegada de carbono e evitar o desperdício de matérias-primas, incluindo a água. Ainda, a busca por materiais recicláveis ou de origem renovável e prioridade aos naturais em detrimentos dos sintéticos, além de soluções mais sustentáveis, que ofereçam alternativas ecológicas atraentes.
Tecnologia – A tecnologia de ponta é que possibilita o desenvolvimento de peças mais sustentáveis e que atendam ao que o futuro reserva. No iSaloni, as marcas buscaram aliar o desejo dos clientes às necessidades modernas. De um lado com tecnologia tangível, que consiste no uso de dispositivos e sensores, conhecida como hard technology, e de outro a soft technology, com peças digitais e tecnológicas que se tornam inspiração e ferramenta de design. Adicionar peças e componentes tecnológicos ao mobiliário permite transformar a casa em um espaço polimorfo e multifuncional.
Espaços híbridos – Os estandes das expositoras mostraram espaços híbridos que podem ser replicados no morar com mobiliário, produtos, objetos e sistemas adaptam-se de forma elegante e flexível às novas exigências do morar. São áreas de convívio interior/exterior, quarto/escritório e áreas de jantar/estar tornando-se cada vez mais híbridas.
Cor – Móveis, objetos e tecidos buscaram surpreender e envolver o visitante, ostentando tons vibrantes, superfícies lacadas, fios prateados e dourados. As tonalidades neutras seguem presentes, mas se observou um predomínio de cores fortes e vibrantes não só em acessórios e objetos, mas também em móveis maiores como armários e sofás, por exemplo. Destaque também para os acabamentos metalizados. O espaço doméstico do futuro será mais acolhedor e colorido.
Confira também alguns insights por ambientes e inspire-se!
Escritórios e áreas de trabalho
As novidades para as áreas de trabalho reúnem modularidade, conforto e diversão em uma clara gama de soluções para quem trabalha presencial, de forma remota ou híbrida. Além das escrivaninhas e cadeiras tradicionais, os espaços ganharam confortáveis poltronas, ilhas de trabalho e até mesas de jogos, com espaços dedicados a isso tanto no interior como no exterior das residências.
De maneira geral, a ideia é reduzir a distância entre o espaço doméstico e o espaço de trabalho, zelando pela saúde física e mental das pessoas. Os móveis modulares surgem como alternativas transformando, por exemplo, poltronas individuais em áreas de descanso ou transformando assentos das estações de trabalho em chaise longues.
Materiais naturais e artesanato também se integram ao espaço e a tecnologia assume seu protagonismo, mas de forma discreta, invisível, com mesas e móveis ajustáveis aos princípios da ergonomia e conforto sem comprometer a beleza em acabamentos refinados. Destaque também para a busca do conforto acústico com divisórias fonoabsorventes e tecidos acústicos. As paredes autoportantes ajudam a criar espaços funcionais permitindo a divisão de acordo com a necessidade.
Crédito: Divulgação Sittia
Una, estação de trabalho que pode ser transformada em divisória. Design de Abigail Chang, para Sittia
Crédito: Divulgação Fantoni SPA
Coleção Multiplico, design de Dal Lago Associati para Fantoni SPA
Crédito: Divulgação Francesco Molon
Coleção Executive, da Francesco Molon
Sala de estar/jantar
O design está mais versátil, com móveis confortáveis e que se adaptam a diversos gostos e estilos. São sofás grandes e pequenos, poltronas discretas, mesas que podem acolher tanto jantares familiares como reuniões informais em espaços mais híbridos, estantes grandes e altas e estantes baixas. Os nichos embutidos ou soltos também aparecem.
Destaque para sofás modulares, que retornam ao ponto focal. Mas agora, com assentos mais largos e cômodos e almofadas que possibilitam conforto tanto ao se sentar quanto ao reclinar e descansar.
Nas mesas, tanto grandes peças em mármore e madeira como modulares e de jogos disputaram as atenções.
Crédito: Divulgação RS Barcelona
RS Max, design de Rafael Rodrigues, para RS Barcelona
Crédito: Divulgação Calia Italia
Sofá Boero, parte da coleção Gourmandise, design de Saverio Calia, para Calia Italia
Salas de banho e spa
Tecnologia nos sistemas de redução de água e economia de energia merecem destaque, mas também móveis e acessórios que induzem à calma e ao relaxamento, proporcionando uma atmosfera de bem-estar. A tecnologia também aparece como aliada para incentivar exercícios relaxantes de atenção plena, respiração consciente e outros. Nos móveis, destaque para uso de materiais naturais como pedra, madeira e mármore e também o uso de vidro temperado em cuba autoportante.
Crédito: Divulgação Starpool
Zerobody Cryo, flutuação seca, com os mesmos benefícios da crioterapia, design de Cristiano Mino para a Starpool
Crédito: Divulgação Effe Perfect Wellness
WaterDream é uma mini piscina desenhada por Giovanna Talocci e Marco Pallocca, para Effe Perfect Wellness
Crédito: Divulgação Treesse
Kayu, uma sauna com cromoterapia, da marca Treesse
Áreas gourmet
Nas cozinhas e áreas gourmet seguem em alta os revestimentos em tamanhos mini e maxi e também os grandes porcelanatos. Texturas e cores vibrantes também estavam em lançamentos das marcas participantes do iSaloni. Os estilos variam do retrô ao contemporâneo e clássico. Tem para todos os gostos. Também se observam cozinhas menores, sem ilhas, valorizando mais o aconchego. Em alta, acessórios, complementos e ferragens que tragam funcionalidade e otimização. O conceito modular também se aplica a este espaço da casa.
Crédito: Divulgação Caos Creativo
Painel decorativo da Caos Creativo
Dormitórios
Nas camas e cabeceiras, cuidado para a busca pela serenidade. Cores suaves e linhas simples se destacam, mas também há espaço para peças esculpidas em marfim e folha de ouro. Nos armários, combinação de materiais e texturas.
Para os closets, materiais ecossustentáveis com preocupação até no descarte após o tempo de vida útil. Nestes espaços, a palavra de ordem segue sendo a personalização e praticidade para criação de ambientes únicos e funcionais.
Crédito: Divulgação ST-Systemtronic
Closet modular Wing Wardrobe, da ST-Systemtronic
Crédito: Divulgação Lema
Lullaby Bed, design Ludovica + Roberto Palomba, para Lema
Estes são alguns dos destaques desta edição do iSaloni, que já tem data marcada para 2024: de 16 a 21 de abril.