TENDÊNCIA

Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Inteligência Artificial para design de interiores: usos, dicas e ferramentas

Voltar para o Blog
9 de outubro de 2024
TENDÊNCIA

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando diversos setores, e a arquitetura e o design de interiores não ficam de fora. Apesar de não termos ainda um entendimento completo de toda sua extensão, já é possível utilizar seus recursos como forma de aumentar a produtividade e, (por que não?), dar um empurrãozinho na criatividade.

 

Crédito: Pixabay
Crédito: Pixabay

A Inteligência Artificial (IA) já faz parte do dia a dia. Trata-se da simulação de processos de inteligência humana por máquinas, especialmente sistemas de computadores. Esses sistemas são projetados para realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprendizado, raciocínio, resolução de problemas e percepção.

É dividida basicamente em três grandes áreas. Ferramentas como Siri, Alexa e sistemas de reconhecimento facial são exemplos já comuns da chamada IA Estreita ou Limitada (ANI - Artificial Narrow Intelligence). Já os carros autônomos, um pouco menos comuns, são exemplo da IA Geral ou Forte (AGI - Artificial General Intelligence). E ainda em estudo está a Superinteligência Artificial (ASI - Artificial Superintelligence), que promete superar a inteligência humana e é, ao mesmo tempo, uma grande promessa e uma fonte de polêmicas e questionamentos éticos.

 

Leia também: 

Casa Vogue - Inteligência artificial: como a tecnologia afetará o dia a dia de arquitetos e designers

Arch Daily - Série de artigos sobre IA

Sebrae: Veja o potencial da inteligência Artificial para os negócios/sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/veja-o-potencial-da-inteligencia-artificial-para-os-negocios,2b9665efc4b94810VgnVCM100000d701210aRCRD

 

De qualquer forma, o mundo está cada vez mais digital e não há como fugir das novas tecnologias, então, a melhor alternativa é torná-las aliadas. Desta forma, podem ser bastante úteis para mostrar novas possibilidades, ajudar na criatividade e aumentar a produtividade e agilidade. Neste artigo, exploraremos como a IA está impactando a indústria criativa e quais são os benefícios para especificadores.

Crédito: Pixabay 

 

Inteligência Artificial para design de interiores

Para as áreas da arquitetura e design, existem ferramentas interessantes que podem transformar textos em imagens, proporcionando uma visão realista de um projeto e revolucionando a forma como arquitetos e designers concebem, projetam e constroem espaços.

IA como aliada

Entre os benefícios para o trabalho cotidiano, pode-se citar a geração de projetos personalizados, já que algoritmos de IA podem lidar com grandes volumes de dados sobre desejos dos clientes e “casar” isso com as tendências em design e características dos ambientes.

Com a possibilidade de visualização em realidade virtual, é possível ter experiências mais imersivas, trazendo aos especificadores mais segurança na análise e definição dos projetos. Da mesma forma, os softwares que permitem a simulação de ambientes auxiliam a definir, antes da execução, detalhes relacionados a som, luminosidade e conforto.

Além disso, com mais domínio e exatidão nos projetos, é possível criar ambientes e materiais mais sustentáveis e econômicos. Sem contar com a ajuda para inovação, afinal, bem utilizada e orientada, a IA abre novas possibilidades para a criatividade.

3 ferramentas de IA para design de interiores:

Midjourney: Uma das ferramentas mais populares para geração de imagens a partir de descrições textuais. Desenvolvida pelo ex-funcionário da NASA David Holz, a Midjourney é capaz de desenvolver designs de IA com gráficos abstratos, imagens futuristas de produtos ou mesmo fotos realistas em alta qualidade com base em descrição e o resultado gerado pode ser personalizado. E, sim! Sua criatividade ainda é muito importante, pois a junção da ferramenta com esse dom é que determina o sucesso do projeto final. Para acessar, não há um site específico para usuários individuais. O Midjourney opera por meio de um servidor Discord. Para acessá-lo e começar a gerar imagens, é necessário entrar em um dos servidores da comunidade Midjourney.

Hypar: Agrupa diferentes sistemas de construção (softwares) para criação de projetos e produtos. Inclui ferramentas de simulação e análise para testes de desempenho. Combina modelagem de informações da construção (BIM) com IA para criar projetos arquitetônicos de forma mais eficiente. Acesse o Hypar clicando aqui! https://hypar.io/

Planner 5D: Permite design de interiores com base em respostas a perguntas sobre reforma e outros tópicos relacionados. Os usuários podem fazer upload de uma planta baixa 2D ou uma cena 3D. A plataforma reconhece o plano, permitindo diversas visões, edições e organização de materiais. A IA do Planner 5D ajuda a automatizar tarefas como a geração de plantas baixas e a seleção de móveis. Acesse o Planner 5D clicando aqui! https://planner5d.com/

Design de interiores projetado no Planner 5D 

Crédito: Planner 5D 

Existem mais ferramentas à disposição, basta perguntar, por exemplo, às IAs Gemini ou Chat GPT. A dica é testar para ver qual melhor se adapta às necessidades e ficar antenado, afinal, sempre estão sendo apresentadas novas ferramentas otimizadas com IA.

A IA está apenas começando a transformar a arquitetura e o design.

No futuro, podemos esperar ainda mais inovações, como a criação de espaços inteligentes que se adaptam às necessidades dos usuários em tempo real e a utilização de materiais mais avançados, desenvolvidos com a ajuda da IA.

Busque conhecimento e invista em tecnologia e inovação para andar de mãos dadas com as novas tecnologias e para oferecer soluções personalizadas, eficientes e sustentáveis para seus clientes!