Todeschini Niterói representada na CASACOR Rio de Janeiro 2023
Com planejados em tons que remetem à brasilidade, a marca é destaque no ambiente assinado pela arquiteta Amanda Miranda
![](https://todeschini.com.br/media/1035/mg-7142-e.jpg)
Esverdeado, a pintura Hera é exibida nos armários basculantes superiores da cozinha e nos nichos próximos ao sofá. O tom amarelo Cajá está disponível na cartela LifeColors NCS (Natural Colour System®) da Todeschini. Foto: Pablo Nicolas
O amarelo Cajá foi a pintura escolhida para a composição da cozinha reforçando a tropicalidade do ambiente. Foto: Pablo Nicolas
Em 2023, a CASACOR Rio de Janeiro retorna pela terceira vez consecutiva para o Instituto Brando Barbosa, desta vez em um formato hotel boutique, com muitas salas de convivência, suítes espaçosas e cabanas no jardim. A mostra, que acontece de 15 de agosto a 15 de outubro, terá um novo conceito – mais inovador – baseado no tema “Corpo & Morada”. Seguindo a temática definida, em parceria com a arquiteta Amanda Miranda, a Todeschini - com o apoio da Todeschini Niterói – irá apresentar o Cozinha do Chef Raízes.
O projeto, distribuído em 50 m², tem como objetivo trazer a brasilidade, desde sua origem indígena, até a sofisticação da materialidade usada nos dias de hoje. “A intenção é criar uma experiência sensorial para o visitante, que receberá um estímulo multissensorial: visão, audição, paladar, olfato e tato”, explica a arquiteta Amanda. “Com a sinestesia aplicada, a ideia é fazer com que a pessoa crie um vínculo com o espaço, a fim de remetê-lo a identidade e as raízes brasileiras”, complementa.
Valorizando também referências tropicais, a arquiteta empregou papel de parede estampado de folhas em boa parte da cozinha. A pintura Hera aparece nos nichos próximos ao sofá. Fotos: Pablo Nicolas
Representada em uma parede de piaçava com um letreiro luminoso escrito raízes, a Oca referencia as primeiras construções indígenas e tem o objetivo de ser uma antecâmara de descompressão antes mesmo que o visitante entre no espaço. “Também faz menção ao trabalho dos Irmãos Campana, que trazem esta releitura do uso da piaçava”, diz Amanda. Para as paredes ao redor, a arquiteta escolheu tons terrosos. O cheiro de essência de cravo e o som de passarinhos cantando remetem à floresta.
Na cozinha, destaque para as cores verde e amarelo. Funcional, o ambiente preparado para pequenos eventos e com docinhos regionais à disposição, enaltece o design brasileiro, peças assinadas por artesãos e acessórios indígenas. A arquiteta manteve as molduras coloniais das esquadrias de portas e janelas e o piso original da casa tombada.
Na circulação e na sala de banho, a atmosfera brasileira se mantém. Tudo que leva amadeirado escuro, lembrando pau-brasil, é em BP Walnut. Já os puxadores são Sense Walnut. Fotos: Pablo Nicolas
Na circulação, que dá acesso para outro ambiente da mostra, há uma estante com uma cervejeira. Ambas de frente para um painel amadeirado com importantes obras de arte. Na sala de banho, com duas cabines, a atmosfera brasileira se mantém tanto na paleta de cores como nos objetos decorativos e artesanatos escolhidos para o espaço. “Revisitar as nossas raízes e ancestralidades é uma forma de fortalecer o nosso futuro e a nossa identidade cultural”, acredita a arquiteta Amanda Miranda.
Outros elementos que atestam a brasilidade do projeto
Os padrões e sistemas Todeschini que compõem o projeto foram escolhidos a fim de complementar a proposta tropicalista do ambiente. Em tom de amarelo, a pintura Cajá – LifeColors NCS (Natural Colour System®), que oferece mais de 4 mil opções de cores - foi usada principalmente na cozinha. Contrastando com essa tonalidade e reforçando a brasilidade do espaço, com sua cor esverdeada, a pintura Hera é exibida nos armários basculantes superiores da cozinha e nos nichos próximos ao sofá. Já os tampos claros levam pintura Cremma. Tudo que leva amadeirado escuro, lembrando pau-brasil, é em BP Walnut e a mesa orgânica é em BP Noce Caneleto. Ainda na cozinha, os puxadores são Línea Plus Inox. Na sala de banho também foi empregado acabamento. Já os puxadores são Sense Walnut.
SOBRE A TODESCHINI
Com a bagagem de mais de oito décadas no mercado, a Todeschini tornou-se referência no segmento moveleiro de alto padrão. Fundada em 1939, a empresa está localizada em um importante polo industrial da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves. Com 54 mil m², o parque fabril conta com modernas máquinas europeias e uma equipe de mais de 700 colaboradores qualificados capazes de transformar diversos ambientes com mobiliário planejado.
CASACOR RIO DE JANEIRO
Período: de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023
Local: Instituto Brando Barbosa
Endereço: R. Lopes Quintas, 497 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ, 22460-010
Informações: https://casacor.abril.com.br/
Contato: [email protected]
Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/
TODESCHINI
www.todeschini.com.br
@todeschinioficial
TODESCHINI NITERÓI
@todeschininiteroi
(21) 2622-6391 | (21) 2609-0444
AMANDA MIRANDA
@amandamirandaarquitetura
(21) 3741-7077
Denise Delalamo Comunicação
Atendimento – Ana Sant’Anna
[email protected]
(11) 98536-7627
Atendimento – Gabriela Bardusco