Nenhum lugar é tão especial quanto a nossa casa, não é mesmo? Afinal, é lá que muitas coisas acontecem e que, de fato, se vive independente da rotina de trabalho e das viagens.

O preparo das refeições, o filme no fim de semana, a brincadeira das crianças — cada acontecimento é especial, e merece a melhor decoração. Para isso, apostar nos ambientes sofisticados é uma ótima opção para conquistar o aconchego e aquela decoração digna de novela. 

E pode parecer impossível, mas ter um ambiente requintado não é algo tão distante. O estilo sofisticado consiste, basicamente, na harmonia entre todos os elementos da decoração, desde as cores escolhidas até a textura das almofadas e o acabamento dos móveis

Sendo assim, não há segredos para compor esse tipo de decoração. Basta alguns toques de decoração e um olhar mais atento para ter uma casa bem decorada, confortável e com o ar sofisticado tão popular nas novelas, revistas e filmes!

Então, para te ajudar nisso, listamos neste post algumas sugestões simples para você deixar sua casa mais sofisticada e elegante sem perder muito tempo. Confira! 

1. Priorize a organização visual

Todo mundo já esteve em algum lugar com tantas peças decorativas que chegava a ser confuso e poluído, não é? Pois é exatamente isso que se deve evitar para conseguir organização visual e um ambiente mais leve e requintado.

Então, retire peças desnecessárias e mantenha apenas o que for realmente útil, que combina com o restante da decoração. Aqui, vale o lema “menos é mais”: quanto menos peças houver — e quanto mais harmônicas forem entre si — mais o ambiente estará equilibrado e organizado. 

Além disso, outro fator que atrapalha bastante a organização visual são os fios aparentes dos eletrônicos (como televisão, computador, home theater etc.). Sendo assim, tente disfarçar e escondê-los ao máximo possível com o restante da decoração. 

Sala Todeschini
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

2. Trabalhe com mix de estampas

Não é apenas na moda que o mix de estampas é tendência. Na decoração também é possível trabalhar com as estampas (e texturas), de forma que enalteçam a decoração e colaborem para compor um ambiente com mais requinte. 

Além disso, a decoração fica mais interessante e com mais informações quando há diferentes estampas — desde que não haja exagero, é claro. Nesse sentido, as almofadas são uma ótima opção para incorporar esse mix!

3. Explore a tendência dos metalizados e brilhos

Brilho e metalizado são praticamente sinônimos de sofisticação, e se encaixam muito bem em pontos metálicos, alguns objetos e até em pendentes.

Nesse caso, o segredo é equilibrar e manter essa característica como um toque de elegância. Mas apenas em alguns pontos, sem exagerar, para não perder a organização visual.

4. Utilize espelhos

Como sabemos, incorporar espelhos à decoração é um dos principais toques para deixar os ambientes mais requintados. Além da beleza que proporcionam, eles ainda são capazes de conferir mais iluminação ao ambiente, que parece maior.

Portanto, seja nas paredes, em alguns objetos ou até em alguns móveis o uso de espelhos pode ser uma forma rápida, útil e elegante de compor ambientes sofisticados. 

5. Escolha as cores certas

Não é novidade que as cores têm grande influência nos ambientes e nas sensações que despertam nas pessoas.

Para compor ambientes sofisticados, o ideal é investir em cores neutras e claras, pois elas transmitem tranquilidade, limpeza e luminosidade. Aspectos que reforçam a decoração requintada dos cômodos. 

6. Use materiais nobres

Para deixar ambientes sofisticados, não é necessária uma grande predominância desses materiais: basta usá-los da forma correta. Então, ao invés de ter o chão ou as escadas inteiras com mármore, por exemplo, que tal ter apenas o tampo da mesa ou algum outro detalhe? 

E o mesmo vale para outros materiais nobres, como couro, linhoseda. Lembre-se: o que importa não é a quantidade, mas sim o uso correto e equilibrado. De forma que tudo seja harmônico entre si e proporcione conforto além da beleza

 

7. Entenda a importância da finalização dos ambientes

A finalização é uma das coisas mais importantes para manter a linha de decoração sofisticada, afinal, é por meio dela que os ambientes ganham o famoso toque final. Flores e tapetes podem ajudar nessa finalização, basta ter alguns cuidados.

As flores são agradáveis em qualquer lugar, principalmente na decoração da casa. Além do aroma agradável que exalam, ter flores naturais fazendo parte da decoração fortalece a ideia de limpeza e tranquilidade.

Contudo, priorize sempre flores frescas, e não misture muitas variedades para não poluir visualmente o ambiente. 

Já nos tapetes, o principal cuidado é com o tamanho: eles devem ser grandes o suficiente para todos os móveis serem posicionados sobre eles. Assim, fortalecem a ideia de organização visual e unificam o ambiente, além de deixá-lo mais confortável e aconchegante

8. Use a madeira para móveis de ambiente sofisticados 

A madeira combina com inúmeros estilos de decoração, inclusive com a linha sofisticada. Aliás, a sua alta durabilidade e resistência são um dos principais atrativos para usá-la na decoração. 

Mesas de centro, poltronas e sofás são alguns exemplos de móveis que combinam perfeitamente com o material — que pode ter um estilo moderno, rústico ou até mesmo vintage — sem perder a sofisticação.  

9. Lembre-se de unir conforto com sofisticação

Por fim, vale ressaltar que a sofisticação, sozinha, não é suficiente para um lar. Afinal, uma das principais necessidades de uma casa é proporcionar conforto para quem mora nela, certo?

Sendo assim, é sempre importante verificar se a decoração atende a esse requisito. E, nesse sentido, os móveis planejados são uma ótima opção pois podem atender a ambos os critérios: conforto e sofisticação.

Projetados de acordo com as necessidades do ambiente e do cliente, esses móveis contribuem para a tão importante organização visual, além de evitar móveis desnecessários e oferecer funcionalidade e beleza aos ambientes.

Salas, cozinhas, quartos — não importa o cômodo, a presença de móveis planejados sempre enriquece a decoração do ambiente. 

Enfim, os ambientes sofisticados são a união de equilíbrio, simplicidade e leveza. Juntos, esses elementos compõem uma casa elegante, confortável e de encher os olhos com tanta beleza!

E, como vimos, não é complicado incorporar esse estilo à sua decoração. Bastam alguns toques simples para desfrutar de uma casa requintada!

E aí, gostou das nossas sugestões? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba todos os próximos conteúdos e dicas em primeira mão!

Share: