UNIVERSO TODESCHINI

Confira dicas, novidades e inspirações para seu ambiente.

Dia do Designer de Interiores: celebrando a arte de transformar ambientes

Voltar para o Blog
4 de novembro de 2024
UNIVERSO TODESCHINI

O dia 30 de outubro é especial porque marca a comemoração do Dia do Designer de Interiores no Brasil. Uma data de celebração da técnica e criatividade desses profissionais que materializam sonhos transformando os interiores e os ambientes.

No dia 30 de outubro é comemorado o Dia do Designer de Interiores no Brasil. Uma celebração da atuação destes profissionais qualificados e capacitados que projetam nos ambientes os sonhos e desejos dos clientes agregando em cada detalhe a sua identidade e estilo de vida.
Os designers atuam em diferentes funções nos interiores: da criação do projeto à entrega final do ambiente decorado, incluindo todos os detalhes como escolha de mobiliário, acessórios, cores, tecnologia, materiais, ergonomia, iluminação e texturas.

Leia também:

Inteligência Artificial para design de interiores: usos, dicas e ferramentas

Tendências inspiradoras do Salão de Milão para projeto de casa ou decoração!

Boas soluções para cômodos vazios


A história do Dia do Designer de Interiores
A profissão de designer de interiores no Brasil é antiga, mas começou a ser profissionalizada na década de 1950. Não existe um consenso sobre o porquê de a data de comemoração ser estabelecida em 30 de outubro, mas a hipótese mais provável é de que remonte a quando surgiram as primeiras escolas de design.  


Crédito: Pexels


O papel do designer de interiores na sociedade
O designer de interiores desempenha um papel fundamental na sociedade, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas. Um ambiente bem projetado pode proporcionar conforto, bem-estar e até mesmo aumentar a produtividade.

Curiosidade: qual a diferença entre o designer de interiores e o arquiteto?
Embora tenham muito em comum, as profissões têm diferenças principalmente em relação às responsabilidades. Em muitos casos, a atuação de ambos os profissionais se complementa. O arquiteto cria a base do projeto e o designer de interiores finaliza com a decoração e personalização dos ambientes.
Em resumo, o designer atua em ambientes internos e não pode realizar alterações de origem estrutural nas edificações. Ideal para quem deseja reformar ou decorar um ambiente já existente, sem alterações estruturais.
Já os arquitetos atuam no projeto da edificação como um todo e podem fazer alterações estruturais. Indicado para projetos de construção, reforma com alterações estruturais ou para quem busca um projeto completo, desde a planta até a decoração. 
O design de interiores é uma profissão que vai muito além da estética. É a arte de criar espaços que proporcionam conforto, pertencimento, inspiram e transformam a vida das pessoas. A Todeschini agradeçe e parabeniza os designers de interiores por sua importante contribuição na concepção de ambientes personalizados e funcionais!